Moradores de cidade do Norte do ES se unem para reconstruir casa de vizinha que foi destruída pela chuva no final de 2022


Sensibilizados com realidade enfrentada pela diarista Luciana José da Rocha, que perdeu tudo que tinha após as chuvas que atingiram Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, no final de 2022, os vizinhos se mobilizaram e estão construindo um novo lar para ela morar.

De lajota em lajota, mais do que um imóvel, um recomeço. É assim a obra do novo lar da diarista Luciana José da Rocha, em Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo. Após perder tudo o que tinha nas fortes chuvas que atingiram a cidade no final de 2022, a vida dela foi inundada pela solidariedade. Desde então, moradores da região se uniram para reconstruir a casa da vizinha.

"Eu nunca tive um quarto, hoje eu vou ter dois. Eu tô feliz demais, eu não tenho nem palavras para dizer. Coisas que eu nunca tive, eu vou ter agora", disse.

Moradores se unem para reconstruir casa de vizinha que foi destruída pela chuva no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A diarista está entre os moradores de Pedro Canário que precisaram sair de casa por causa das fortes chuvas. Na dela, só sobrou um armário, uma televisão e uma guarda-roupa, que ficam guardados no quintal, enquanto ela está provisoriamente morando na garagem do irmão.

"Lembro que foi entrando água, entrando água, entrando água... Não sobrou praticamente nada", disse.

Moradores se unem para reconstruir casa de vizinha que foi destruída pela chuva no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

No dia em que a chuva entrou na casa da diarista, Luciana disse que ligou para o Corpo de Bombeiros e foi atendida pelo sargento Romualdo. Na ocasião, o militar conseguiu acalmá-la.

"Ele falou assim: 'não fique nessa água, procure um cantinho pra ficar. Se eu pudesse, eu ia aí tirar a senhora dessa água'. Se não fosse Deus e depois ele, eu não sei o que aconteceria...", lembrou Luciana.

Diarista guarda o que salvou da chuva no quintal de casa no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta


Mobilização dos moradores

Professora foi responsável pela mobilização para reconstruir casa de vizinha no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Em meio ao caos e medo, Luciana procurou ajuda e encontrou a professora Fabiana Alves, uma antiga conhecida, que mobilizou outras pessoas para a construção de uma casa nova.

"Eu me sensibilizei pelo momento porque eu vi que ela perdeu todos os seus pertences. E a gente, quando vai fazer uma ação, quando a gente vai fazer o bem para o próximo, a gente só vai... 'Vão bora'", disse a professora.

A mobilização está dando tão certo que o que era apenas um cômodo está se tornando um casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Os recursos para a obra chega de todas as formas, a exemplo do vizinho Robson Machado, que é um dos doadores de lajota.

"Eu amo demais ela. Tenho ela como uma pessoa muito especial para mim. Me emociono porque ela é uma pessoa que precisa de ajuda", disse Robson.


Meta

Casa de vizinha que foi destruída pela chuva no ES vai ter dois quartos, sala e cozinha — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A meta dos moradores agora é terminar a casa no dia 30 de julho para que a diarista possa morar no novo lar. No entanto, a vizinha, que tinha tão pouco, só quer se mudar o mais rápido possível para a futura nova casa.

"Eu já quero vir pra cá. Assim que colocar as telhas, eu venho", disse.

A professora responsável pela mobilização disse que todos estão empenhados para que a meta seja cumprida. E, posteriormente, o segundo desafio será a mobília da casa.

"Essa é a segunda fase, de mobiliar a casa para ela", disse.

Sargento soube da ação

Quando o sargento que atendeu a ligação de Luciana soube da ação para reconstruir a casa da diarista, também fez questão de desejar felicidades para o novo lar.

"Eu desejo que a senhora seja muito abençoada, que o Espírito Santo do Senhor repouse sobre o seu lar, que a senhora seja muito feliz, que os seus dias de vida aqui na Terra sejam longos e que a senhora seja vitoriosa em tudo que for fazer", disse o sargento.

Da Redação / Com informações do g1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem