A interdição é necessária para a realização do serviço de sinalização horizontal, com a pintura da via. Durante o período, os condutores deverão utilizar as rotas alternativas para sair ou acessar a Capital, utilizando a Segunda Ponte ou a Ponte Florentino Avidos. A interdição é uma medida pontual e necessária para a conclusão das obras de ampliação da Terceira Ponte.
Além disso, no domingo (27) das 8h às 11h30, a Terceira Ponte estará temporariamente fechada em virtude da inauguração da via. O Pedalaço pela Paz, realizado pelo Governo do Estado e Ministério Público, deve contar com a participação de mais de quatro mil pessoas, entre ciclistas e pedestres.
A partir das 8h de domingo, a Terceira Ponte será totalmente fechada para que os ciclistas de Vila Velha possam vir para a Praça do Papa, onde acontece a concentração a partir das 08h30.
A saída para o Pedalaço pela Paz será às 09h30 e cerca de 700 ciclistas irão pela Ciclovia da Vida e os demais seguirão pelas faixas internas da Terceira Ponte. A faixa da direita será liberada para pessoas que queiram fazer a travessia a pé. A partir das 11h30 a Terceira Ponte será totalmente liberada, bem como a Ciclovia da Vida.