Alan Corey morava no porão da casa da mãe quando decidiu se tornar um homem rico Alan Corey |
Aos 43 anos, o podcaster e empresário norte-americano Alan Corey tem uma vida confortável e gerencia um negócio milionário no mercado de propriedades imobiliárias nos Estados Unidos, com 366 unidades em seu portfólio. Mas nem sempre foi assim. Em 2001, quando tinha 22 anos, ele se mudou do porão da mãe apenas com o sonho de se tornar um homem rico.
Na época, Corey não tinha acesso a mentores, mas encontrou uma inspiração nas pessoas que conhecia e que tinham estilos de vida de alto padrão: seus treinadores de basquete. "Um possuía um negócio de suprimentos médicos e outro investiu em imóveis. Sem a influência deles, eu não estaria vivendo meu sonho hoje", conta ele em uma coluna no CNBC.
Com base nessa vivência, o empresário elencou cinco hábitos que o ajudaram a ganhar seu primeiro US$ 1 milhão.
1. A riqueza não requer terno e gravata
Corey explica que a aparência não é determinante para uma vida financeiramente bem-sucedida. "Eu nunca vi meus treinadores em nada além de um agasalho. Eles eram seus próprios chefes, então se vestiam como quisessem."
Ele diz que não emprega todo o seu tempo e energia com as coisas que parecem superficiais. Em vez disso, o empresário investe na qualidade de vida fora do trabalho. "Até hoje, ainda não sei como amarrar uma gravata", ironiza.
2. Concentre-se em seus pontos fortes
Corey aprendeu com os professores a aperfeiçoar aquilo que sabia fazer de melhor, ainda que não fosse em uma posição de destaque na equipe. No clube em que jogava, ele não ganhou uma das melhores vagas, mas fez o melhor na posição que conseguiu.
Por isso, para aumentar a riqueza, ele aconselha que a pessoa seja a melhor na especialidade que escolheu, e não necessariamente faça o que todos já fazem. "Encontrar casas fora do mercado que as pessoas estavam dispostas a vender era um instinto natural meu. Eu me concentrei nisso em vez de ir atrás das mesmas propriedades que todos os outros. Essa estratégia levou-me a [conseguir] ainda mais negócios e oportunidades".
3. Dedique seu tempo a coisas que importam
Corey diz que aprendeu com seus treinadores que a riqueza real é dedicar o tempo a coisas que realmente importam para si. Para ele, era importante trabalhar por menos tempo, e isso foi o foco de seu propósito na profissão.
"Eu me concentrei em investir em imóveis e em construir meu negócio de modo que, um dia, eu não tivesse que passar 40 horas por semana em um escritório", afirma o empresário, acrescentando que, hoje, seu negócio é gerido por outros profissionais e ele também conta com um assistente virtual para otimizar o tempo.
4. Não seja ganancioso
Outra lição que o diz ele herdado dos seus professores foi a generosidade, por isso ele é taxativo em dizer que a ganância não é um requisito para uma vida rica. "Mesmo sendo ocupados, meus treinadores sempre foram generosos com seu tempo e atenção."
"Os verdadeiramente ricos dão sem expectativa de nada em troca, e as recompensas que colhem são exponenciais", avalia Corey.
5. Valorize seu esforço
Mesmo sem esperar a perfeição, os treinadores de Corey sempre valorizaram o trabalho duro, conta ele. Assim, até mesmo o fracasso é compensatório se resultar da tentativa de fazer algo novo.
"Tentar de novo e de novo é como você consegue chegar ao topo dos negócios. Não há atalhos ", aconselha. "Meu foco no esforço, mesmo que leve ao fracasso, me levou mais longe na minha busca pelo sucesso do que qualquer outra coisa".
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios