Estudo aponta para uma alta probabilidade de um colapso civilizacional nas próximas décadas, o que vai gerar uma correção populacional
Cidade abandonada (Imagem: Shutterstock)
A população da Terra era estimada em cerca de um bilhão de pessoas em 1800. Apenas um século depois, esse número havia aumentado em 600 milhões. E atualmente, chega a cerca de 8 bilhões. Um crescimento exponencial e considerado insustentável para o nosso planeta, segundo diversos estudos. Agora, uma nova pesquisa aponta que a humanidade pode sofrer uma “correção populacional” até o final deste século.
Seleção natural irá provocar colapso populacional
- O estudo foi publicado na revista World e aponta uma alta probabilidade de um colapso civilizacional nas próximas décadas.
- A previsão é do ecologista William Rees, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.
- Ele ressalta que o domínio do homem sobre o planeta fez a humanidade esquecer que ainda é governada pela seleção natural.
- Esse sentimento de poder resultou em um consumo excessivo e insustentável dos recursos da Terra, além de gerar altos índices de poluição que podem, inclusive, ameaçar a nossa existência num futuro não tão distante.
- O cientista ainda destaca que os efeitos da mudanças climáticas já são sentidos e são apenas uma pequena fração do que está por vir.
- De acordo com a pesquisa, o uso contínuo de combustíveis fósseis tem um papel central na desestabilização do planeta.
- No entanto, a simples substituição por energia renovável não vai resolver a questão, segundo informações da ScienceAlert.
Imagem: KaiJaeArt/Shutterstock |
É preciso frear o consumo excessivo
- Para Rees, o constante crescimento populacional continuará aumentando a demanda por recursos que já não são suficientes para tamanha população.
- Em outras palavras, se não frearmos bruscamente o nível de consumo haverá escassez de alimentos, o que provocará novas guerras e a disseminação de doenças.
- Essa junção de fatores causará um declínio natural da população humana.
- Algo que nem mesmo a mais sofisticada tecnologia desenvolvida parece ser capaz de evitar.
- O único modo de evitar, ou pelos menos amenizar o problema, é encontrar maneiras de garantir um equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a Terra.
- O que, mesmo hoje, parece ser apenas um sonho distante.
Fonte: Olhar Digital