O evento, que visa reforçar a importância desse ato de amor que pode salvar vidas, vai acontecer neste sábado (16) a partir das 15h na Praia da Costa, em Vila Velha
![]() |
Foto: Reprodução de video |
Vai acontecer neste sábado (16), a partir das 15h, na Praia da Costa, em Vila Velha, a 11ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos, realizada pelo Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV).
O evento visa reforçar a importância desse ato de amor que pode salvar tantas vidas vai contar com uma trilha sonora especial: a DJ Mamy Blue, de 65 anos, que está na fila de transplante de rim.
Olira de Carvalho da Silva Lopes, conhecida como Mamy Blue, desde 2007, sempre acompanhou a filha nas raves que aconteciam no Espírito Santo. Ao sentir gosto pela música eletrônica, se interessou em fazer um curso de DJ em 2019.
Logo em seguida, ela começou a tocar em várias festas e locais públicos. A DJ é diabética e chegou a perder a visão dos dois olhos. No entanto, após uma cirurgia conseguiu recuperar a visão de um dos olhos.
A doença também trouxe sequelas para os rins e desde fevereiro de 2023, Mamy Blue faz hemodiálise três vezes na semana em uma clínica particular no município de Vila Velha.
Neste mês de setembro, ela entrou para a fila de transplante de rim e será a DJ que vai tocar na 11ª Caminhada de Sensibilização para doação de Órgãos. No último Dia dos Pais, dona Olira fez uma apresentação na clínica onde faz hemodiálise.
Quem está na lista de espera para realizar o transplante enxerga a seriedade dessa caminhada. Vanuza Soares de Oliveira, de 46 anos, é paciente do HEVV e aguarda com muita ansiedade por um coração. Ela fala como é fundamental falar sobre esse assunto.
“Só quem está na fila de espera sabe o quanto é angustiante. Acho que muitas pessoas ainda não sabem que quando a doação de órgãos se concretiza várias vidas são salvas. Essa caminhada vem para incentivar e para conscientizar sobre a importância desse ato. Deixo aqui o meu apelo para que as pessoas digam sim à doação de órgãos”, ressalta a cozinheira.
O Hospital Evangélico é referência em transplantes de rim, córnea, coração e fígado. Nesse ano de 2023, o hospital realizou 24 transplantes renais, 4 de fígado e 71 de córneas. Durante todo o ano, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) realiza importantes ações para conscientizar as famílias sobre esse ato de solidariedade.
“Esse ano retomamos a caminhada com a proposta de fazer um grande ato de mobilização. Faremos um evento que contará com a participação dos nossos médicos e enfermeiros que estarão a disposição para explicar sobre o processo da doação de órgãos. Vamos apresentar dados e levar muita informação para quem estiver no local”, disse Luana Torrente, que é enfermeira da CIHDOTT do HEVV.
Quem pode doar?
Pode ser um doador qualquer pessoa que teve morte encefálica e que a família autorize a doação. Mas, segundo o coordenador do programa de transplantes do HEVV, Bruno Majevski de Assis, muitas pessoas não sabem como funciona o processo e recusam a doação.
“Só nesse ano, aqui no Espírito Santo, tivemos 45% de recusas familiares. Esse é um número muito alto. As pessoas têm muito medo de autorizar a doação e o que nós buscamos é desconstruir os mitos e explicar como acontece todo o procedimento”, reforça Majevski.
SERVIÇO
11ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos
Data: sábado (16)
Local: Orla da Praia da Costa, Vila Velha – em frente a farmácia Santa Lúcia
Horário: 15h
Fonte: Folha Vitória