É esperada mudança do tempo no Sudeste devido uma frente fria provocada pela passagem de ciclone extratropical na costa do RS no começo da semana. Sul vai voltar a sofrer com chuvas até sábado (9).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem dois alertas amarelos (representando apenas perigo potencial) em vigor para hoje, 06:
- Chuvas intensas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
- Ventos costeiros no Ceará e Rio Grande do Norte.
A véspera do feriado de 7 de setembro será marcada pelo frio no Sudeste, com alerta de chuvas para os estados do Sudeste e do Centro-Oeste.
Esta quarta-feira (6) deve ser o dia mais frio da semana em São Paulo e o mais chuvoso no Rio de Janeiro.
Apesar disso, no entanto, a maior parte do país terá temperaturas entre 25°C e 30°C entre quarta e quinta-feira
A partir de sexta-feira (8), voltam a subir as máximas das capitais que viram os termômetros despencaram por causa da passagem do ciclone na costa do Rio Grande do Sul.
Chuva no ES e divisa com MG e RJ
Nesta quarta-feira (6), véspera do feriado, a frente fria que se formou a partir do ciclone extratropical chega ao Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nestes estados são esperados grandes acumulados de chuva.
Mais chuva no RS até sábado
As instabilidades devem se manter fortes no Rio Grande do Sul até sábado. Há previsão de retorno da chuva já nesta quarta-feira (6).
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado emitiu alerta de "perigo" e todas as regiões do estado podem ter rajadas de vento de até 70 km/h, chuvas de até 110 mm por dia, raios e queda de granizo em pelo menos um dos próximos quatro dias.
A pior condição deve ocorrer na quinta-feira (6), quando são esperados 90 mm em Santa Maria e 80 mm em Rio Grande. Apesar de a capital Porto Alegre não ter previsão de grandes volumes, a expectativa é que supere a média de setembro já nos 10 primeiros dias do mês.
Da Redação / Com informações do g1 ES.