Na Operação Mahyah, foram presos em Vitória na última sexta-feira (1º), três suspeitos de participar de quadrilha investigada por homicídios, corrupção passiva, porte ilegal de arma e exploração do jogo do bicho
A Operação deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (1º), culminou na prisão de três pessoas no Espírito Santo.
Segundo informações do Site A Gazeta, os presos são: o policial federal aposentado Gilberto Ferreira Pereira, de 65 anos, o assessor do vereador de Vitória Duda Brasil (União), Patrik Roger Correa Vieira, e André Luiz Miranda Furtado.
Conforme informou a Polícia Federal, o foco da operação é desarticular uma organização criminosa investigada pela prática de diversos crimes, homicídios, corrupção passiva, porte ilegal de arma de fogo e exploração do jogo do bicho no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Patrik Roger Correa Vieira ocupava o cargo de secretário de gabinete parlamentar e na residência dele, em um bairro de Vitória, foram apreendidos mais de R$ 160 mil em espécie.
![]() |
Gilberto Ferreira Pereira, policial federal aposentado preso no ES em operação. (Reprodução ) |
De acordo com apurações do g1 Rio de Janeiro, Gilberto Ferreira Pereira é escrivão aposentado da PF e se tornou o homem de confiança do Capitão Guimarães, um integrante da quadrilha que atuava na Ilha do Governador, Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Dr. Gilberto – como era chamado – conforme as investigações, era o gerente da quadrilha nas cidades de Vitória e Vila Velha. Do Espírito Santo, ele enviava o que era arrecadado com o jogo ilegal nessas cidades para o policial civil Alzino Carvalho de Souza, chefe da segurança do Capitão Guimarães.
Gilberto assumiu, ainda, a defesa de Guimarães em dezembro de 2022, em um processo que apura assassinatos e tentativas de homicídios praticadas pela quadrilha e que resultou na operação Sicários, deflagrada também em conjunto entre PF e Ministério Público do Rio de Janeiro.
Em 2015, Gilberto Ferreira Pereira, recebeu título de cidadão vitoriense e a Comenda Silvio Cola – destinada a pessoas que se destacam na sociedade – da Câmara Municipal de Vitória.
Da Redação / Com informações de A Gazeta