MORRE o sociólogo Domenico de Masi, um dos intelectuais mais influentes da atualidade


O sociólogo italiano foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, de Roma.

Retrato do sociólogo italiano Domenico de Masi em seu escritório no bairro do Itaim Bibi no ano 2000:KATHIA TAMANAHA / ESTADÃO

O sociólogo italiano Domenico De Masi morreu aos 85 anos. A informação foi confirmada neste sábado (9). Domenico foi criador do termo “ócio criativo” e defendia que o cérebro não pode ser forçado a produzir quando já está saturado de informações.

Ele foi professor de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, de Roma. O italiano era professor universitário, consultor de empresas, escritor e palestrante e ganhou notoriedade pelo conceito do “ócio criativo”.

Domenico era professor emérito de Sociologia do Trabalho, na Universidade La Sapienza, de Roma, e membro do Comitê de Ética, da Fundação Veronesi e do Comitê Científico da revista “Sociologia del Lavoro”. Também fundou e dirigiu a SIT, empresa italiana de teletrabalho, e a revista “Next”.  

Publicou diversos ensaios sobre sociologia urbana, desenvolvimento, trabalho, organização e macrossistemas, como “Grupos Criativos na Europa entre 1850 e 1950”, “Uma revolução simples”, “Porque o futuro está desempregado”, “Trabalho no século 21” e “O mundo ainda é jovem”.


Da Redação / Com informações da CNN Brasil



Postagem Anterior Próxima Postagem