Ministra Nísia Trindade disse que foi "surpreendida pelo episódio" e pediu desculpas pelo ocorrido
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/C/3/Z8kfkaTZirRUhZ3Oz78A/batcu-2.png)
O Ministério da Saúde exonerou, na noite deste sábado (7), o Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da pasta, Andrey Lemos, que assumiu a responsabilidade pela coreografia de funk feita durante o 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil. Um vídeo com o momento viralizou nas redes sociais. No trecho, uma mulher dança uma versão de 'Batcu', de Aretuza Lovi, e rebola para a plateia.
A ministra Nísia Trindade disse ter sido "surpreendida pelo episódio" e, num vídeo publicado nas redes sociais, pediu desculpas pelo ocorrido:
— Infelizmente, eu fui surpreendida pelo episódio de ontem e venho, por meio desse vídeo, me desculpar muito sinceramente pelo ocorrido e reiterar o compromisso do Ministério da Saúde de que seus eventos reflitam a conduta e a orientação da Pasta da Saúde e do Governo liderado pelo presidente Lula — falou a ministra, que estava em uma agenda no ABC Paulista na hora do evento.
Trindade ainda anunciou a criação de uma curadoria de eventos para garantir que as futuras atrações vão se adequar com a missão institucional do Ministério da Saúde. Em nota, o ministério se referiu ao episódio como "inadmissível" e destacou que ele "não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro".
O vídeo da dança viralizou nas redes sociais e foi alvo de críticas ferrenhas da oposição. Diversos parlamentares cobraram o Ministério da Saúde sobre o ocorrido e pediram acesso ao custo total do evento, além de lista dos servidores responsáveis pela organização.
O Ministério da Saúde informa que, neste sábado (7/10), adotou as devidas providências para a exoneração, a pedido, do Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde.
— Ministério da Saúde 🩵 (@minsaude) October 7, 2023
Confira a íntegra do posicionamento da ministra Nísia Trindade.
“Ontem tomei conhecimento de um fato… pic.twitter.com/DcQ5BwIUGq
Fonte: O Globo