Pancadas de chuva e raios no Sul, Sudeste e Norte

Uma massa de ar seco influencia parte de Minas Gerais, parte do Centro-Oeste, do Norte e o Nordeste do Brasil inibindo a ocorrência de chuva e deixando a temperatura elevada.

Uma frente fria passa pelo Espírito Santo. Áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sudeste e ainda atuam sobre o Sul do Brasil provocando chuva por vezes forte.

O ar úmido e quente está espalhado sobre o Norte do Brasil e muitas nuvens carregadas crescem sobre esta Região podendo provocar pancadas de chuva moderadas a fortes

Foto: Itajubá (MG), por Alana Gabriele

Previsão do tempo para o Brasil para 19/10/2023 - quinta-feira

Região Sul

Áreas de instabilidade ainda crescem sobre o Sul do Brasil e provocam mais chuva sobre a maior parte da Região

Atenção: várias regiões dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão em alerta para inundação por causa da cheia dos rios, agravada com a chuva muito volumosa da primeira quinzena de outubro de 2023.

No centro, sul, leste e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, o sol o dia todo, com algumas nuvens. Pode chuviscar à noite em Porto Alegre.

O Vale do Itajaí, o litoral norte catarinense, a Grande Curitiba e o litoral do Paraná passam o dia com céu nublado e chuva fraca a moderada.

Nas demais áreas da Região Sul ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens e as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, e podem ter moderada a forte intensidade.

Região Sudeste

Uma frente fria avança pelo Espírito Santo e o ar úmido e quente está espalhado sobre a maior parte da Região Sudeste.

O ar quente e seco ainda predomina sobre o oeste/noroeste, no norte de Minas Gerais e no Vale do Jequitinhonha deixando o tempo firme, com muito sol e calor. Não chove nestas áreas.

Sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite na Grande Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, no Alto Paranaíba, no centro, norte e oeste de São Paulo.

O litoral paulista, o estado do Rio De Janeiro (exceto o norte do estado) e a Zona da Mata Mineira têm céu nublado e chuva moderada. A temperatura fica amena.

No Sul de Minas, no Vale do Rio Doce, e no Espírito Santo (inclui Grande Vitória), o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora.

Na Grande São Paulo, no Vale do Ribeira e no Vale do Paraíba o dia é frio, nublado e com chance de garoa. Na região de Campinas e de Sorocaba, ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens, mas não tem previsão de chuva.

O calor é intenso em Minas, onde a temperatura pode chegar aos 40°C na divisa com a Bahia.

Região Centro-Oeste

O ar seco e quente se intensifica sobre o Centro-Oeste mantendo as temperaturas elevadas. Em todo o estado de Goiás, no Distrito Federal e na maioria das áreas de Mato Grosso, o sol aparece forte o dia todo e não há condições para chuva. Temperaturas acima dos 40°C podem ocorrer em diversas áreas.

Um pouco de ar úmido se espalha pelo noroeste e oeste de Mato Grosso e também sobre o Mato Grosso do Sul, permitindo a formação de algumas nuvens carregadas. Pancadas de chuva com raios ocorrem nessas regiões à tarde e à noite. Há risco de chuva de forte intensidade no sul e leste de Mato Grosso do Sul.

Temperaturas acima dos 40°C ainda são observadas em várias áreas desse estado, apesar das pancadas de chuva.

Região Nordeste

Uma grande massa de ar seco e quente predomina sobre o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre a maior parte desta Região.

Quase todo o Nordeste tem um dia com sol forte e poucas nuvens, sem condições para chuva.

Algumas pancadas de chuva podem ocorrer na faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata entre Pernambuco e Salvador

Pancadas de chuva ocorrem também no litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará

Região Norte

O ar seco e quente predomina sobre o Tocantins e também no sul e centro-leste do Pará. Nessas áreas o tempo fica firme, com sol e não há condições para chuva, apesar das altas temperaturas, que podem ficar em torno dos 40°C durante a tarde.

Nas outras áreas do Pará, no Amapá, em Roraima, no Amazonas, no Acre e em Rondônia, o ar úmido e quente predomina permitindo a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de pancadas de chuva. A chuva alivia um pouco calor, mas não é suficiente para reverter o quadro de seca extrema observada atualmente.

No dia 18/10/2023, Pelo segundo dia consecutivo, o nível do Rio Negro em Manaus atingiu a menor marca já registrada desde 1902. No porto de Manaus, o nível do Rio estava em 13,38 metros.

No Acre, no Amazonas e em Roraima, as pancadas de chuva são mais frequentes e podem ser moderadas a fortes.

Fonte: Clima Tempo

Postagem Anterior Próxima Postagem