Epicentro: de portas abertas para o futuro da inovação capixaba



A inovação é uma das chaves para o desenvolvimento econômico e social, e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem se dedicado a impulsionar essa prática no Estado. Uma das iniciativas que o banco propõe, nesse sentido, é o “hub” Epicentro, que desempenha um papel importante na promoção da inovação para as futuras gerações capixabas.

O Epicentro é um espaço aberto e gratuito para projetos e eventos que promovam a cultura da inovação no Espírito Santo. O espaço é uma iniciativa para que o Bandes, além de incentivar o ecossistema de inovação capixaba por meio do crédito, possa apoiar projetos inovadores também com a infraestrutura do Epicentro.

Como forma de impulsionar a inovação para as gerações atuais e para as gerações futuras, o Epicentro assume um compromisso com as escolas, faculdades e instituições de ensino do Estado, abrindo suas portas para visitas técnicas. Essas ações são promovidas na busca por estreitar a relação entre o Bandes e as escolas capixabas. As visitas proporcionam aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto o hub e mergulhar no mundo da inovação e do empreendedorismo.

Cumprindo o seu papel de “hub”, o Epicentro contribui para a conexão entre o Bandes e as novas gerações. “Apresentar o banco e o seu papel na construção do desenvolvimento do Espírito Santo é essencial para o fortalecimento das relações e a geração de oportunidades. Estamos empenhados em criar um ambiente onde o empreendedorismo e a inovação possam florescer, capacitando as gerações futuras a liderar a economia e promover o desenvolvimento sustentável nosso Estado", afirma a coordenadora do espaço, Lorena Gladys Caliman Mejía.

Fundado em 2018, o Epicentro tem sido um palco de atividades relacionadas à inovação. Até o momento, o local já sediou mais de 300 eventos de parceiros, startups, instituições de ensino e órgãos públicos capixabas. No local, acontecem reuniões, treinamentos, conferências, workshops e seminários que promovem a cultura da inovação. O “hub” é um centro colaborativo para criar conexões, possibilitar negócios e incentivar a criatividade e o empreendedorismo, com foco no desenvolvimento sustentável da economia capixaba.

A confiança na importância da colaboração e das parcerias é um valor que move o trabalho promovido no local, que também é fruto e uma grande parceria. O Acordo Lab.es foi firmado entre Bandes, Secretarias de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e Secretaria da Cultura (Secult) e Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) para fomentar a inovação no Espírito Santo.


Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI)

O Epicentro faz parte da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), uma ação conjunta e alinhada de atores locais com o objetivo de criar condições favoráveis para estimular a inovação no Espírito Santo. Essa mobilização é essencial para o surgimento de um novo ciclo econômico e de prosperidade para a sociedade capixaba.



Postagem Anterior Próxima Postagem