Altas temperaturas podem prejudicar a saúde, o bem-estar e a produção de ovos. Especialistas dão dicas de como ajudar os animais
![]() |
Galinhas precisam de cuidados especiais no calorão — Foto: Reprodução/RPC |
Nas imagens de um vídeo gravado pelo criador Leonardo Pontini é possível os galos se refrescando enquanto tomam banho de mangueira. Pelo menos, cinco animais estão no local.
“O calor é excessivo. Como aqui estou a mil metros de altitude, minhas aves não estão acostumadas. Um banhozinho de mangueira ajuda a refrescar”, afirmou o criador.
Mais calor, menos ovos!
Nas agroindústrias, os setores de produção de aves necessitam de cuidados especiais para manter sua saúde e produtividade diante das altas temperaturas. O calorão está mexendo até com a qualidade dos ovos.
“Os sinais de estresse térmico pelo calor são facilmente perceptíveis pelos produtores, que veem as aves com bico e asas abertos, respiração acelerada, baixo consumo de ração, e consequentemente baixa produtividade”, explicou a médica-veterinária e coordenadora técnica da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), Carolina Covre.
Ambientes adequados promovem não só o conforto das aves, mas também têm impactos positivos na qualidade e quantidade dos ovos produzidos. Isso acontece porque o foco das galinhas passa a ser outro.
“Quando em temperaturas ideais, as aves permanecem em conforto térmico, onde se alimentam e bebem água normalmente, se desenvolvendo e produzindo de forma adequada. Mas se estão em estresse térmico, o foco passa a ser a regulação da temperatura corporal”, complementou Covre.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/07/15/15.7_ovos_bastos1.jpg)
Galinhas recebem ração selecionada para obter qualidade nos ovos — Foto: Reprodução/TV TEM
Para enfrentar o calor, o médico veterinário da Nater Coop, Tarcísio Simões Pereira Agostinho sugeriu a utilização de gelo nas caixas d'água, congelando água em garrafas pet, como estratégia prática para pequenos produtores.
Mas para manter os criadouros frescos, o veterinário orienta que é preciso ir além da hidratação e recomenda o uso de aspersores sobre o telhado - jogar água na parte superior para realizar o processo de calefação. Essa técnica serve para retirar o calor dos telhados, promovendo um ambiente mais agradável para as aves.
De acordo com a médica veterinária da Aves, o ideal é manter as aves adultas em temperaturas entre 18 e 28°C, sendo ideal em torno de 20 a 23°C. Por isso, os cuidados adotados precisam ser adotados desde a construção dos abrigos.
“Os cuidados adotados se iniciam desde a construção dos galpões e instalação dos equipamentos, como a observação do movimento do sol, a escolha do material de cobertura do galpão, o plantio de árvores próximos às granjas, a instalações climatização com ventiladores, exaustores e nebulizadores, etc. Também é observada a densidade de alojamento, a oferta de água fresca e de qualidade e nutrição adequada”, explicou a médica veterinária.
Além disso, como as galinhas reduzem muito o consumo de ração, outra dica é a suplementação com polivitamínicos, que pode ser feita via água de bebida, e a oferta de ração à noite devido às menores temperaturas.
*Enzo Teixeira é aluno do 26º Curso de Residência em Jornalismo. Este conteúdo teve edição e supervisão de Víviann Barcelos.
Fonte: G1