Comunidade se opõe a fechamento de escola rural em Nova Venécia


O anúncio de fechamento da Unidade Escolar do Gaviãozinho foi feito no último dia 15.


A comunidade da Escola Municipal Comunitária Rural de Ensino Fundamental Gaviãozinho, em Nova Venécia, no Noroeste do Estado, questiona o fechamento da unidade de ensino anunciado na sexta-feira (15), durante reunião entre as famílias e representantes da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e da gestão de Nova Venécia.

 Com o fim das atividades da unidade de ensino, os estudantes terão que estudar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Zamprogno, situada no Patrimônio do XV.

A escola para onde os alunos serão encaminhados, informou o agricultor Rogério Pilon Lopes, fica a cerca de 10 km da que será fechada. A distância é um dos motivos pelos quais a comunidade é contrária ao fechamento da escola Gaviãozinho. Rogério afirma que a Gaviãozinho, inclusive, atende famílias de comunidades mais distantes, também a cerca de 10 km da escola. No caso dos moradores dessas regiões, a situação, portanto, ficará ainda pior, já que os alunos e seus responsáveis terão que percorrer uma distância maior da atual.

O agricultor relata que sua filha ainda não está em idade escolar, mas o projeto era, futuramente, estudar na Gaviãozinho. Com o fechamento da escola, a criança, quando ingressar no ensino fundamental, terá que acordar às 4h para pegar o transporte escolar, que sai às 5h e percorre várias comunidades para chegar a Patrimônio do XV às 7h. 

Contudo, afirma, a partir do ano que vem, o trajeto do transporte pode ser ainda maior, já que terá que percorrer mais comunidades, as que eram atendidas pela Gaviãozinho.

A Gaviãozinho não pratica a Pedagogia da Alternância, modelo de ensino no qual os estudantes alternam uma semana na escola, em tempo integral e sistema de internato, chamado de Tempo Escola, com uma semana em casa, denominada Tempo Comunidade. Contudo, mesmo assim, tem uma educação voltada para o campo, ao contrário da EEEFM José Zamprogno, o que a comunidade acredita ser um diferencial da escola que será fechada. Algumas das aulas oferecidas na Gaviãozinho, destaca o agricultor, são manejo de horta, café e pecuária.

O fechamento está relacionado ao fato de Nova Venécia ter assinado o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES).
 

Da Redação / Com informações Século Diário


Postagem Anterior Próxima Postagem