Justiça garante vaga de menino de 11 anos que passou no vestibular

 

Luan Gabriel participou do quadro Pequenos Gênios, do Domingão com Huck, e foi aprovado em matemática na Universidade do Estado do Amazonas


O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) determinou que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) segure uma vaga no curso de matemática para Luan Gabriel Aguiar Gama, de 11 anos, aprovado no vestibular do ano passado.

O Brasil conheceu Luan Gabriel após participação no quadro Pequenos Gênios, do Domingão com Huck. O garoto chamou a atenção por realizar cálculos longos de matemática sem o auxílio de uma calculadora e pelo conhecimento em geografia.

O juiz Marcelo Vieira entendeu que Luan Gabriel os critérios para altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico. O processo foi apresentado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

“Assim, em um cenário ideal, já havendo o diagnóstico de altas habilidades, entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno”, orientou o magistrado.

Luan Gabriel cursou até o 5º ano do ensino fundamental, mas o juiz solicitou que a Secretaria de Educação do Amazonas realizasse um exame de avanço escolar para avaliar se ele tem as condições necessárias para cursar a universidade.


Fonte: Metrópoles




Postagem Anterior Próxima Postagem