Para chegar à praia de Barra Seca, em Linhares, Norte do Espírito Santo, é preciso até realizar uma travessia de barco. Lá, a nudez é obrigatória.
Praia de Barra Seca, Linhares — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
Um paraíso reservado em Linhares, no Norte do Espírito Santo. É assim que a praia de Barra Seca, a única praia naturista do estado, pode ser chamada. Localizada em uma Área de Proteção Ambiental, o local é uma das 8 praias naturistas oficiais do Brasil.
Segundo uma representante da Congregação Naturista do Espírito Santo, em 2023 a praia recebeu aproximadamente 1.500 visitantes.
A praia com as práticas naturistas é documentada e registrada no cartório de Linhares, além de ser interligada com a Federação Brasileira e também a Internacional de Naturismo. Dentro da área a nudez é obrigatória.
A praia fica em uma área de preservação ambiental e é permitido acampar — Foto: Reprodução/Redes sociais |
O local foi estabelecido como uma praia de naturismo há 30 anos. O espaço reservado para a prática naturista na praia é de 200 metros, que são delimitados por marcações feitas com bandeiras de sinalização.
Refúgio natural
Além da praia, também existe uma lagoa que os visitantes podem caminhar. Lá a prática de naturismo não é realizada. No local, a maioria dos visitantes optam por acampar na praia.
Na praia, a nudez é obrigatória — Foto: Reprodução/Redes sociais |
A representante da Congregação disse que cada vez mais pessoas de outros estados e até mesmo outros países, como a Argentina, estão indo conhecer a praia.
Mas, como vendas na praia não são realizadas, é necessário levar o que for consumir.
"Temos muitos cuidados com a área onde diversas vezes são presenciadas desovas de tartarugas. Ser Naturista vai muito além de estar nu em grupo. É preciso cuidar do meio ambiente e da natureza como um todo", disse a representante.
Como chegar
Para chegar até o local, é preciso seguir pela BR-101 em Linhares em direção ao Pontal do Ipiranga por cerca de 50 quilômetros. Placas indicam o caminho e depois é necessário acessar uma estrada de terra batida.
Fonte: G1