Profissão Repórter percorreu regiões com maior aumento de furto e roubo de celulares de São Paulo e ouviu o relato de moradores e vítimas.
‘Tem assalto todos os dias’: ladrões intimidam e cercam pessoas para roubar celulares em bairro nobre da Zona Sul de SP
O Profissão Repórter dessa terça-feira (27) investigou os roubos e furtos de celular que preocupam a população. Caco Barcellos percorreu regiões com maior aumento de furto e roubo de celulares de São Paulo e ouviu o relato de moradores e vítimas.
Moema, bairro de classe média alta da Zona Sul de São Paulo, é área onde o roubo de celular mais cresceu na cidade: foram 1.529 furtos ou roubos de celulares no bairro em 2023.
Os registros de câmeras de segurança impressionam pela violência: grupos de dois ou três motoqueiros armados intimidam e cercam pessoas no meio da rua para roubar celulares (veja no vídeo abaixo).
"Evito usar o celular na rua. No mundo que nós estamos hoje, você tem um celular seu, quando você precisa, e às vezes você não usa para não perder”, afirmou o zelador Ernanes Costa.
Ladrões intimidam e cercam pessoas para roubar celulares em bairro nobre da Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Benedito Ventura, que trabalha no estacionamento de uma farmácia em Moema, relatou já ter presenciado roubos de celulares na região.
“Quando eu estou aqui, eu não estou com o celular. Já tenho visto assalto de celular aqui e eu sai gritando ‘pega o ladrão’", contou.
Moradora e dona de um café no bairro, Renata Chedid falou com a reportagem sobre a sensação de insegurança.
“Não precisa nem dormir para ter um pesadelo, o pesadelo está aqui na porta do meu café. Na porta de onde eu moro, eles acuaram um rapaz na grande do portão, já veio uma moto aqui e já venho outro de uma outra ali. É sempre assim. Tem assalto praticamente todos os dias”, relatou.
O marido de Renata também já foi vítima: "Estava na porta do café. O cara passou de bicicleta, veio correndo, puxou meu telefone e levou embora. Está terrível“, conta Vinícius Gomes Santos.
Ladrões intimidam e cercam pessoas para roubar celulares em bairro nobre da Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte: G1