A família do chinês, de 74 anos, pensou que ele tinha um aneurisma em razão da súbita perda de memória
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/X/K/ii6mgwSriYr27u0mwsCg/katherine-hanlon-qgcdtm9ra5s-unsplash.jpg)
Um homem chinês de 74 anos que pensava estar sofrendo de um aneurisma tinha uma agulha de acupuntura alojada no cérebro.
Os exames revelaram a agulha “dourada” e “ligeiramente pontiaguda” de 1,2 cm dentro de uma artéria atrás do olho direito no cérebro do idoso. O objeto estava causando um sangramento que o deixou com problemas de memória, fazendo com que fosse levado para o hospital.
Sua família contou que a agulha provavelmente estava lá há duas décadas porque só se lembravam de ele ter feito acupuntura no início dos anos 2000 para uma enxaqueca persistente.
Acredita-se que a agulha pode ter se quebrado durante um tratamento de acupuntura e depois ter sido transportada para o local.
Os médicos tiveram que realizar uma cirurgia e abrir o crânio para retirar a agulha. O homem, de Sichuan, na China, sobreviveu ao procedimento. No entanto, desenvolveu uma infecção pulmonar enquanto estava no hospital – e morreu três semanas após a cirurgia.
Os médicos disseram que este caso foi o primeiro registrado na literatura médica de um homem com pseudoaneurisma causado por uma agulha de acupuntura.
Fonte: O Globo