Tempero popular e anti-inflamatório estimula e protege o cérebro; veja


Esse tempero comum tem propriedades que trazem benefícios surpreendentes para a saúde, principalmente do cérebro. Confira!


Uma das especiarias mais utilizadas e apreciadas no mundo, a pimenta-do-reino, ou pimenta preta, oferece uma série de benefícios à saúde. Conhecido cientificamente como Piper nigrum, o tempero tem propriedades que estimulam o cérebro e promovem o fortalecimento do sistema imunológico.

A pimenta preta contém um alcaloide natural chamado piperina. Esse composto notável é o responsável pelo sabor característico da especiaria e também por grande parte dos benefícios que ela oferece. Segundo um estudo publicado na revista Aging and Disease, a piperina tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem reduzir o risco de doenças crônicas.


De acordo com outro estudo, a piperina também aumenta a absorção de vitaminas e minerais essenciais presentes em outros alimentos. Os pesquisadores mostraram que o composto ativo presente na pimenta preta pode aumentar a biodisponibilidade de antioxidantes como a curcumina no açafrão em quase 2.000%.

Além de ajudar o organismo a absorver nutrientes, a piperina também pode reduzir a inflamação do corpo. “A pimenta preta pode ajudar seu corpo a combater a inflamação associada a quadros crônicos como a doença de Alzheimer, de Parkinson, artrite e muito mais, interferindo no processo inflamatório”, explicou a nutricionista Kelsey Kunik ao site EatingWell.

Consumir pimenta-do-reino com frequência também pode estimular o cérebro. Segundo o estudo publicado pela Aging and Disease, a piperina pode aumentar a saúde cognitiva e reduzir os riscos de doenças neurodegenerativas.

“A pimenta preta tem benefícios para estimular o cérebro. Em um estudo com pequenos animais, ratos pré-tratados com pimenta preta tiveram menos placas amiloides associadas à doença de Alzheimer e melhoraram a memória do que ratos que não receberam o suplemento de pimenta preta”, relatou Kunik.

Consumir pimenta preta com frequência pode melhorar a saúde e também agregar mais sabor às refeições. O tempero pode ser colocado em saladas, sopas, vegetais, massas e em várias outras refeições. Mesmo com todos os benefícios de ingerir pimenta-do-reino, é importante, no entanto, não exagerar nas quantidades para não ter problemas como irritação na mucosa do estômago e desconfortos digestivos.


Fonte: Metrópoles




Postagem Anterior Próxima Postagem