Escola se consagrou como campeão do Carnaval carioca, mas foi acusada de descumprir uma das regras
Erika Januza foi a rainha de bateria da Unidos do Viradouro Dhavid Normando/Rio Carnaval
A Unidos da Viradouro se tornou campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2024 nesta quarta-feira (14), após obter 270.0 de pontuação. Entretanto, a escola de samba de Niterói está em meio a uma polêmica, que questiona sua vitória.
Após fechar a noite do segundo dia de apresentações, a agremiação se tornou uma das favoritas ao apresentar um enredo inspirado nas raízes africanas.
Porém, na tarde desta quarta, quatro escolas de samba — Grande Rio, Imperatriz Leopoldina, Mocidade e Beija-Flor — encaminharam à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) um pedido de punição para a Viradouro.
Segundo eles, a escola teve uma irregularidade em sua Comissão de Frente durante o desfile. Apesar de ser permitido desfilar com o mínimo de 10 e o máximo de 15 integrantes visíveis nesta ala, a Viradouro teria ultrapassado este limite.
A infração pode fazer com que a agremiação seja penalizada com a perda de 0,5 ponto. Antes da apuração iniciar, Jorge Pelingeiro, presidente da Liesa, informou que a Liga aceitou os recursos das escolas e analisará o pedido até esta quinta-feira (15).
“Queremos informar os senhores que hoje mais cedo, por volta de 12 horas na sede da Liga, no tempo regimental, agremiações ingressaram com recurso para que houvesse a revisão da Unidos do Viradouro na Comissão de Frente”, informou.
“Todos os recursos foram aceitos e serão analisados e respondidos até amanhã na sede da Liesa quando haverá reunião com as seis agremiação”, complementou.
Ainda que a Viradouro seja punida, a escola de samba não perderá seu título de atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Coroada com 270.0 pontos, a agremiação está 0,7 ponto a frente da Imperatriz Leopoldina, segunda colocada, que ficou com 269,3 pontos.
Isto significa que, mesmo que a Unidos da Viradouro seja penalizada com a perda de 0,5 ponto, ela fechará com 269,5 na pontuação total e permanecerá em primeiro lugar na classificação geral.
Fonte: CNN Brasil