Fazendeiro encontra túmulos de 2 mil anos com ouro e restos mortais; veja fotos

Produtor rural encontra túmulo em fazenda na Bulgária — Foto: Museu de História Regional Veliko Tarnovo

Já imaginou encontrar sepulturas com quase dois mil anos na sua propriedade? Pois isso aconteceu na cidade de Nova Varbovka, na Bulgária. Um produtor rural estava preparando o solo para o plantio quando encontrou dois túmulos, datados no século III d.C., com restos mortais.

De acordo com o Instituto Arqueológico da América, as tumbas de tijolo eram revestidas com gesso e cobertas de lajes de calcário.

Em uma delas, com cerca de 3 metros de comprimento, arqueólogos do Museu Regional de História de Veliko Tarnovo, também do país da Europa, identificaram restos mortais de um homem e uma mulher. Estima-se que, no momento da morte, tinham entre 45 e 60 anos.

Além dos ossos, foram retirados objetos da época, como joias de vidro e ouro, moedas de 200 e 225 d.C., uma lâmpada, um sapato de couro e vasos feitos de cerâmica e vidro.

O túmulo menor, que não teve o tamanho divulgado, possuía restos mortais de uma criança com idade entre dois e três anos e também um medalhão de bronze com a imagem do imperador Caracalla (198 a 217 d.C.), governante conhecido pela crueldade até contra os familiares.

Materiais encontrados estão sendo analisados pelo museu — Foto: Museu de História Regional Veliko Tarnovo

“A descoberta de tais tumbas no território da Bulgária não é uma surpresa, uma vez que o clima e os solos são ótimos para o cultivo de culturas agrícolas”, disse Ivan Tsarov, diretor do Museu de História Regional de Veliko Tarnovo, em entrevista ao jornal Live Science.

Ainda conforme Tsarov, as características dos túmulos, aliado a presença dos objetos encontrados, pode indicar que os mortos eram ricos, pois era comum o enterro nas suas propriedades.

Especialistas acreditam que se tratam de túmulos do século III dC. — Foto: Museu de História Regional Veliko Tarnovo

Fonte: Globo Rural


Postagem Anterior Próxima Postagem