null











 


Graviola ajuda a combater gastrite e fortalecer imunidade, ensina especialista

Imagem de capa para Graviola ajuda a combater gastrite e fortalecer imunidade, ensina especialista
A graviola fortalece o intestino para ajudar no combate contra a gastrite. Foto: Freepik.

Se a gastrite te incomoda e você quer fortalecer a sua imunidade, deve considerar colocar a graviola na dieta. A fruta ajuda a controlar a doença, é fonte de fibras e tem muito antioxidante!

A gastrite é muito comum no Brasil e está ligada a inflamação do revestimento interno do estômago. Um dos maiores motivos é o estresse, excesso de cafeína e bebidas alcoólicas. Para contornar o problema, é preciso ingerir alimentos com alta densidade nutricional.

Nesse caso, a graviola, além de cumprir o papel, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, a fruta beneficia a saúde digestiva e é baixíssima em calorias.


Xô, gastrite!

A gastrite também está ligada a infecção por H.pylori, distúrbios do sistema imunológico e o uso exagerado de medicamentos.

O quadro causa gases, estufamento, refluxo e dor na parte superior da barriga.

Para combater a doença, a nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica, Thaiz Brito, indica:

“Na lista de itens que ajudam na terapêutica, devemos dar ênfase àqueles com alta densidade nutricional, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como legumes e verduras cozidos, maçã e peixes ricos em ômega 3”.


Propriedades da graviola

A graviola é muito indicada para quem tem gastrite devido a seu valor nutricional e função de defesa no organismo.

A fruta tem vários antioxidantes, além de contém alto teor de vitamina C, que fortalece o corpo e o ajuda a manter-se hidratado.

O alimento também pode ser considerado antibacteriano, isso porque contém antraquinonas, que ajudam a diminuir o crescimento de bactérias.


Bom para dieta

E os benefícios da graviola não param por aí.

Se você quer perder peso, a fruta é um ótimo alimento.

Em 100g de graviola, há apenas 66 calorias, isentas de gordura. Não é ótimo?


Fonte de fibras

A presença de fibras também na graviola colabora com o bom funcionamento do sistema digestivo, ajudando a regular o trânsito internacional e mantém a microbiota saudável.

“Além disso, uma característica valiosa é seu efeito emoliente, que amolece o trato digestivo, oferecendo vantagens para quem sofre de gastrite”, disse Thaiz.


Fruta versátil

A graviola também se destaca por ser uma fruta versátil.

Ela pode ser aproveitada em sucos, shakes, chás e in natura.

Mas Thaiz destaca um vilão: “Lembrando que as sementes devem ser evitadas devido à presença de uma neurotoxina. Para grávidas e lactantes, o consumo precisa ser orientado por profissionais qualificados, pois as propriedades podem afetar a qualidade do leito”, concluiu.



Fonte: Só Noticia Boa



Postagem Anterior Próxima Postagem