![]() |
O vinagre pode virar foco de bactérias se armazenado de forma incorreta — Foto: GettyImages |
Muitas pessoas nem imaginam, mas guardar o vinagre após aberto no armário embaixo da pia pode ser perigoso para a saúde. Assim como outros alimentos, como ketchup, mostarda e maionese, o condimento deve ser mantido refrigerado após ter o lacre rompido para o consumo.
"A melhor forma de armazenar o vinagre antes de ser aberto é em local fresco, seco e escuro, como despensas ou armários. Após aberto, deve ser mantido dentro da geladeira para prolongar a sua vida útil", orienta Marcella Oliveira, nutricionista dos hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat.
Por ser um condimento feito por meio da fermentação de alimentos, como frutas, o vinagre é mais suscetível à proliferação de microorganismos indesejados.
“As bactérias conhecidas como acetobactérias convertem os açúcares da preparação em álcool e, posteriormente, em ácido acético, o principal componente do vinagre e o responsável por seu sabor ácido”, explica a médica Lorena Balestra, especialista em nutrologia e endocrinologia.
Por isso, se o condimento for armazenado em local inadequado, como próximo a fontes de calor, luz direta do sol ou umidade excessiva, ele pode se transformar em fonte de crescimento de bactérias patogênicas e fungos. Esses microorganismos se depositam no fundo do frasco, causando a deterioração do produto.
Quando contaminado, o vinagre pode causar intoxicação alimentar, levando a sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre. É importante procurar um médico se o mal-estar for intenso e persistente. "Busque ajuda médica se houver sinais de desidratação, como boca seca e urina escura, ou se ocorrerem sintomas graves, como febre alta ou sangue nas fezes", alerta Marcella.
Além de afetar a saúde, a exposição ao ar e à luz também pode levar à oxidação dos compostos do vinagre e afetar o seu sabor e qualidade, tornando-o inadequado para consumo e menos agradável ao paladar. “Mantê-lo tampado e refrigerado na sua geladeira evita a proliferação de microorganismos e preserva o sabor original”, ensina Lorena.
Os vinagres artesanais, feitos por pequenos produtores em menor escala, merecem atenção extra e nunca devem ser deixados em temperatura ambiente após abertos. Vale ficar atento também à procedência do condimento.
"Vinagres artesanais podem oferecer mais riscos do que os de mercado, pois seu processo de produção pode não seguir as normas de segurança alimentar adequadas. A qualidade e a estabilidade desses produtos podem ser menos previsíveis, aumentando o risco de contaminação bacteriana ou fúngica", comenta Marcella.
Fonte: Casa & Jardim