Saiba como agir e qual serviço de saúde procurar em caso de picadas de animais peçonhentos no ES

 


Em 2023 o número de casos de picadas de animais peçonhento aumentou mais de 6% no Espírito Santo. Hospitais especializados na Grande Vitória e Pronto Atendimentos possuem atendimento específico.


Com as temperaturas cada vez mais elevadas e casos de picadas de escorpião chamando a atenção em algumas cidades do estado, é necessário ficar atento aos animais peçonhentos que tendem a aparecer com mais frequência. Mas como é preciso agir quando alguém é picada por algum animal peçonhento? Qual unidade de saúde buscar? O g1 separou quais são os principais procedimentos e locais da Grande Vitória que possuem esse atendimento.

Em todo ano de 2023, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) registrou 7.912 casos notificados de acidentes por animais peçonhentos, um aumento de 6,63% quando comparado a 2022, que teve 7.732 casos.

Os animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm presas, ferrões, cerdas, espinhos entre outros, capazes de envenenar as vítimas, tais como escorpiões, aranhas, serpentes, abelhas, lagartas e mariposas.

O Espírito Santo conta com 63 serviços de saúde com soro antiveneno em 60 municípios. Os municípios que não possuem serviço com soro antiveneno tem um serviço de saúde de referência onde o paciente será direcionado para recebê-lo quando necessário.

Na Grande Vitória, os serviços com soro antiveneno são: Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra; Pronto Atendimento de Cobilândia, em Vila Velha e Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.

Os serviços de saúde com soro antiveneno disponibilizado pelo estado pode ser verificado no site.

Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, o soroantiveneno pode ser encontrado no Hospital Infantil Francisco de Assis/HIFA e na Unidade de Pronto Atendimento Dr Antonio Jorge Abib Netto. Em Colatina, Noroeste do estado, no Hospital e Maternidade São José e no Hospital e Maternidade Silvio Avidos. Em Linhares, no Norte do estado, o soro pode ser encontrado no Hospital Geral de Linhares.

Entenda quais são os primeiros procedimentos:
  • Em picadas de serpentes, a população deve lavar abundantemente o local com água e sabão, sem esfregar; manter o paciente deitado e hidratado; e elevar o local da mordida;
  • Para picadas de escorpião, compressas mornas ajudam a aliviar a dor local até a chegada a um serviço de saúde. Não é recomendado colocar gelo no local;
  • Em caso de picadas de aranhas, compressas mornas ajudam a aliviar a dor local até a chegada a um serviço de saúde. Não é recomendado colocar gelo no local;
  • Quando a pessoa já estiver fora do raio da ação das abelhas, procure remover os ferrões raspando com lâminas, e não com pinças ou com o dedo, pois esse procedimento resulta na inoculação do veneno ainda existente no ferrão. É importante que aplique bolsas de gelo no local das picadas para diminuir o inchaço;
  • Em caso de acidentes por serpentes, escorpiões e abelhas, procurar o serviço de saúde mais próximo para o primeiro atendimento, avaliação da gravidade e direcionamento a serviços de saúde com soro antiveneno quando necessário;
  • E em picadas de lagartas e mariposas, é importante lavar o local com água corrente e fazer compressas com água fria ou gelo para o alívio da dor.
Além disso, o CIATox orienta que a população faça contato com o Centro pelo telefone 0800-283-9904 (atendimento 24 horas), cujos profissionais estarão preparados para auxiliar na avaliação e na decisão da melhor conduta.

Isso é necessário porque em alguns casos poder surgir a necessidade de soroterapia antiveneno ou outros onde a importância do profissional para tranquilizar o paciente, uma vez que nem todos os acidentes com animais peçonhentos necessitará de observação em serviço de saúde e/ou soro antiveneno.

O g1 entrou em contato com as prefeituras da Grande Vitória para saber se todos os postos de saúde oferecem o tratamento com soro antiveneno.

As prefeituras de Vitória e Cariacica disseram que não possuem o soro. A orientação da prefeitura de Vitória é que quando existir algum paciente na rede municipal que precise do soro, a Unidade entra em contato com o Toxcen e é avaliado se o soro é levado até o paciente ou se ele é transferido para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

Em Vila Velha, a cidade já possui locais com o soro, sendo que em Vila Velha a referência para esses soros, em adultos, é o Pronto-Atendimento de Cobilândia. No local, o usuário é atendido, avaliado pelo médico e, se necessário, o profissional faz a indicação do soro. Já as crianças que forem picadas devem ser levadas para atendimento no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA).

Na Serra, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é referência e é onde possui os soros armazenados.

Mas o paciente se envolva em algum acidente deve procurar atendimento em uma das Unidades de Pronto Atendimento (Castelândia, Serra Sede, Carapina e Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico). Ele será avaliado clinicamente e, se houver necessidade de soro, será encaminhado para o Hospital Jayme Santos Neves (adultos) ou para o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (crianças).


Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem