Saiba quem são as vítimas do desabamento em Petrópolis, no RJ


Família ficou soterrada depois que um prédio de três andares desabou na tarde dessa sexta-feira (22) no bairro Independência. Última sobrevivente, Ayla, de 4 anos, foi retirada dos escombros na manhã desse sábado (23).

As vítimas do desabamento em Petrópolis são Lucas, de 8 anos; a mãe do menino, Beatriz, de 25 anos; e o pai, Douglas, de 24 anos — Foto: Arquivo pessoal

São da mesma família as quatro pessoas que morreram vítimas de um desabamento em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, durante o temporal que atingiu a cidade por volta das 17h30 dessa sexta-feira (22).

Os mortos são um casal e um filho, além da avó materna das crianças. Ayla, de 4 anos, outra filha do casal, foi resgatada com vida na manhã desse sábado (23), após ficar 15 horas soterrada, e passa bem, segundo os parentes.


Os mortos são:

O casal Beatriz da Silva Lima, de 25 anos; e Douglas José de Souza da Silva, de 24 anos;
O filho do casal, Lukas Willian da Silva Lima Justino, de 9 anos;
e Maria Lucia Casemiro Lima, de 66 anos, mãe de Beatriz.

Douglas José de Souza foi a última vítima a ser resgatada, já sem vida, em meio aos escombros.

Local das buscas onde quatro pessoas morreram soterradas no bairro Independência, em Petrópolis — Foto: Alexandre Kapiche/g1

Quanto aos sobreviventes, a menina Ayla foi a quinta pessoa resgatada. As primeiras três mortes foram confirmadas ainda na sexta. E, mesmo com a chuva persistente, as equipes dos bombeiros continuaram as buscas até que todos fossem encontrados.

Ayla, de 4 anos, foi resgatada com vida após ficar soterrada por 15 horas — Foto: Reprodudução TV Globo

A Prefeitura decretou estado de emergência às 22h45 dessa sexta-feira (22).

Nas redes sociais, o prefeito Rubens Bomtempo, comentou que Petrópolis já sofreu muito com a chuva durante o dia.

Infográfico mostra onde ocorreram as mortes pelas chuvas no Rio de Janeiro — Foto: g1

"Nossa cidade está em estágio de crise. Anunciamos também decreto de emergência, em função da possibilidade do alto volume pluviométrico registrado, com consequências em diversos pontos, e a possibilidade deste cenário continuar nos próximos dias", disse Bomtempo.

De acordo com a Defesa Civil, o bairro Independência foi o ponto mais afetado. Em toda a cidade, foram mais de 270mm de chuva em 24 horas, mais do que o esperado para todo o mês, e registradas mais de 190 ocorrências.

A Defesa Civil segue monitorando as condições do tempo e pode emitir alertas a qualquer momento. O órgão pede para as pessoas não enfrentarem áreas inundadas, e que, em caso de emergência, liguem para o 199.

Rio na rua do Imperador transbordou na tarde desta sexta-feira em Petrópolis — Foto: Monitoramento Petrópolis


Recomendação do Centro Integrado de Comando e Controle

O decreto foi uma recomendação do Centro Integrado de Comando e Controle - grupo que reúne instituições e órgãos envolvidos no preparo e na resposta às chuvas em Petrópolis (órgãos da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar e concessionárias Enel e Águas do Imperador).

Instalado pelo prefeito Rubens Bomtempo na última quarta-feira (20), o Centro Integrado de Comando e Controle está funcionando no prédio principal da Prefeitura (na Avenida Koeler), com representantes das instituições e órgãos participantes.


Fonte: G1 Região Serrana


Postagem Anterior Próxima Postagem