VÍDEO: Imagens de Nossa Senhora Aparecida permanecem intactas após enchente em Mimoso do Sul

Imagem de Nossa Senhora de Aparecida permanece intacta após fortes chuvas no Sul do ES — Foto: Felipe Vargas

Com as casas invadidas e destruídas pela enxurrada do forte temporal que atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23), os aposentados José Pascoal e Ivone da Silva, moradores de Mimoso do Sul, um dos municípios mais afetados pela força das águas, têm algo em comum além de terem sobrevivido à tragédia: as imagens de Nossa Senhora Aparecida que cada um tinha em suas residências permaneceram intactas após a enchente.

José Pascoal, de 71 anos, morava no bairro Pratinha junto com a esposa Adelaide Pascoal, de 65 anos. No dia do temporal, o casal teve que deixar a casa às pressas, por volta das 2h, e saíram levando apenas a roupa do corpo.

"A água já estava entrando na minha casa. Foi o tempo de a gente sair que a água chegou até o joelho", disse o aposentado.

José Pascoal, de 71 anos, perdeu tudo durante as chuvas fortes no Sul do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O casal, então, foi para a casa de um filha, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, também na Região Sul. Nesta terça-feira (26), o aposentado voltou à residência junto com parentes para limpar o local pela primeira vez após a inundação.

Em meio ao cenário de destruição, com móveis revirados e lama até os joelhos, a pequena estátua de Nossa Senhora Aparecida e um terço que ficava ao seu lado permaneciam intactos no alto de uma estante da sala onde residiam (assista abaixo).

"Eu entrei na casa e me senti feliz, emocionado. Essa imagem de Nossa Senhora Aparecida me acompanha há 35 anos, desde quando fui no Santuário, em Aparecida do Norte, São Paulo. Aqui é só um retrato, mas sei que minha mãezinha que está no céu me protege todos os dias", disse.

Na imagem é possível ver a estante toda suja de lama e barro, mostrando a altura até onde a água chegou, mas com a imagem de Nossa Senhora no mesmo lugar, assim como o terço.

Apesar da destruição, imagens de santas permaneceram intactas em residência de Mimoso do Sul, no Sul do ES — Foto: Reprodução

Segundo o aposentado, além de Nossa Senhora Aparecida, na residência havia quadros de Nossa Senhora do Parto, Santa Luzia e também de Jesus crucificado. Diante dos rastros de destruição, Pascoal disse que é preciso ter fé.

"Eu perdi tudo. Tô jogando tudo pra fora, mas vou precisar de uns três a quatro dia pra limpar tudo", desabafou.


'Só pensava na santa'

A aposentada Ivone da Silva, de 67 anos, também viveu momentos de desespero durante a madrugada de sábado, quando ela, o marido, o filho e o irmão precisaram deixar rápido da residência onde moravam após a enxurrada invadir a casa.

"Nós saímos de casa com a água praticamente na cintura. Quando saímos, a gente precisava atravessar a linha de trem para chegar à casa dos vizinhos, mas a força da correnteza era alta. Meu irmão conseguiu me ajudar e subimos para o terraço de uma vizinha que nos abrigou. Eu só pensava na minha santa", disse.

Ainda de acordo com a aposentada, nesta terça-feira (26), a família também voltou ao local. Em meio aos escombros, a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que ficava em um cômodo no quarto de Ivone, permanecia intacta após a enxurrada.

"Eu fiquei arrepiada, foi a maior emoção achar minha santa. Minha mãe era muito devota de Nossa Senhora de Aparecida e eu também sou. Tenho muito a agradecer e vou ter forças para reconstruir", destacou.

Casa de aposentada ficou destruída no Sul do ES; santa permaneceu intacta — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem