Confira previsão do tempo para primeira semana de abril; Inmet emite quatro alertas para pancadas de chuva


Maiores volumes de chuva devem acontecer no Maranhão, Ceará, parte da Paraíba e do Piauí, e no extremo oeste do Amazonas e do Acre

Inmet prevê pancadas de chuva a partir desta segunda-feira — Foto: Reprodução/Inmet

A primeira semana de abril começa com a emissão de quatro alertas de chuvas para diferentes regiões do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para a segunda-feira, dia 1° de abril, a previsão se mantém a mesma da semana anterior, com grandes acumulados de chuva, podendo ultrapassar 80 mm, especialmente no centro-norte do país. A partir desta terça-feira, a previsão segue similar, indicando volumes maiores que 70 mm.

O Inmet emitiu quatro alertas para o início da semana no país: dois laranjas (perigo) e dois amarelos (perigo potencial). As previsões de maiores volumes de chuva são para o Maranhão, Ceará, parte da Paraíba e do Piauí, além do extremo oeste do Amazonas e do Acre. O Centro-Oeste inteiro está coberto de alerta amarelo, com expectativa de chuva intensa, entre 20 e 50 mm/h, mas baixo risco de alagamentos. Essa chuva deve atingir também o sul do Rio Grande do Sul - onde pode ocorrer queda de granizo - o norte de Minas e o norte do Espírito Santo.

A combinação do calor, com a alta umidade e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) seguem influenciando as instabilidades no extremo norte do país e provocando chuvas intensas. Para a região estão previstas pancadas de chuva até esta segunda-feira, com valores maiores que 80 mm, principalmente, em áreas do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá. As precipitações podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.

Em grande parte do Nordeste, são previstas pancadas de chuva, podendo ser localmente fortes no centro-norte e leste da região, com volumes superiores a 70 mm. Também podem ocorrer pancadas de chuva isoladas em menores acumulados.

Assim como na semana anterior, nesta segunda-feira, a chuva deve ter um pouco mais de regularidade em parte da região Centro-Oeste. Nos estados de Mato Grosso e Goiás, os totais de chuva podem ultrapassar 80 mm. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, a chuva deve ser irregular, com total em torno de 40 mm.

Em grande parte da Região Sudeste haverá diminuição no volume e intensidade da chuva. Porém, ainda são previstas pancadas de chuva isoladas em áreas de Minas Gerais e São Paulo, mas que podem ser localmente fortes no noroeste de São Paulo, triângulo mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

No sul do país, a previsão é de pancadas de chuva no extremo sul da região, especialmente no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.


Alertas de perigo

Inmet emite quatro alertas de perigo a partir desta segunda-feira — Foto: Imet

  • Perigo (laranja): Maranhão, Ceará, parte da Paraíba e do Piauí. Riscos Potenciais: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
  • Perigo (laranja): extremo oeste do Amazonas e do Acre. Riscos potenciais: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
  • Perigo potencial (amarelo): Todo o Centro-Oeste, norte de Minas. Espírito Santo, menos o Sul, onde foi mais afetado. Tocantis, Pará, Amazonas, Rondônia. Sergipe, Alagoas, Pernambuco e sul da Paraíba. Riscos potenciais: Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
  • Perigo potencial (amarelo)/ tempestades: Sul do Rio Grande do Sul. Riscos potenciais: Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.


Chuvas na primeira semana de abril

A partir desta terça-feira, em grande parte da região Norte, são previstos acumulados maiores que 70 mm, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 50 mm.

No Nordeste, a previsão indica chuva em forma de pancada, podendo superar 80 mm no interior da região e ser localmente forte. Assim como no Centro-Oeste e Sudeste, onde também estão previstas pancadas de chuva, que podem ser fortes e superar 80 mm. As precipitações devem ser mais intensa nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na Região Sul, a previsão é de chuva maior que 80 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Paraná terá volumes menores de precipitação.


Postagem Anterior Próxima Postagem