Enxaguar a boca após escovação ou não? Entenda a polêmica viral e veja opinião de dentistas

O flúor é um mineral que ajuda a prevenir cáries ao proteger os dente — Foto: Pexels

Vídeos questionando a maneira como as pessoas escovam os dentes se tornaram virais no TikTok. Os pequenos vídeos chamam a atenção para uma etapa do processo que todos seguem há anos da mesma forma: enxaguar a boca após escovar com pasta de dente.

Ao contrário de muitos modismos em saúde que viralizam nas redes e que são falácias ou até mesmo perigosos, nesse caso especialistas em odontologia concordam com a orientação, revela o jornal The Washington Post.

Primeiro, a recomendação é de que se use um creme dental contendo flúor para ajudar a prevenir cáries. E então, dizem, pode pular o enxágue após a escovação, pois assim o flúor permanece nos dentes, proporcionando proteção adicional.

Mas, para os que fazem questão do enxague, a dica é fazê-lo com com uma pequena quantidade de água ou atrasar após uns 20 minutos. Outra opção para quem deseja enxaguar após a escovação é usar um enxaguante bucal com flúor.

Contudo, os especialistas consultados pelo Washington Post ponderam que abandonar o enxágue não é essencial para todos. É mais recomendado para aqueles com problemas dentais ou os que seguem uma dieta rica em açúcar e têm tendência a cáries.

Mas cuidado: apesar de o flúor ser essencial para proteger os dentes, o uso em quantidades excessivas não é recomendável. O uso do mineral por um período prolongado durante o desenvolvimento dos dentes na primeira infância pode causar a formação de manchas brancas nos dentes permanentes, uma condição cosmética chamada fluorose.

Fonte: Negócios


Postagem Anterior Próxima Postagem