Qual o melhor chá para dor de garganta? Veja receitas


Aprenda como aliviar a dor de garganta com uso de chás, como guaco, sálvia e alteia. Saiba como os chás mantém a hidratação e trazem benefícios ao organismo; confira!

Dor de garganta: chás são opção para alívio de sintomas e hidratação — Foto: Reprodução / Unsplash

Tempo seco, mudanças drásticas de temperatura, ambientes com ar-condicionado. Se a sua garganta começa a coçar só de ouvir essas situações, saiba que existem bons remédios caseiros para aliviar o incômodo causado pela dor de garganta.

A dor de garganta pode ter causa viral ou bacteriana, e é importante consultar um médico para saber a melhor forma de tratar a sua condição. Porém, uma coisa é certa: manter a hidratação da garganta é um passo fundamental para a recuperação.

No Bem Estar, a pediatra Ana Escobar indica chás com alho para ajudar a aliviar o mal-estar e auxiliar o corpo no combate ao vírus — no caso da sua dor de garganta ter origem viral.

O clínico geral Arnaldo Lichtenstein, também a convite do Bem Estar, lista o guaco e a camomila como aliados no alívio dos sintomas e o mel como agente importante para hidratação da mucosa.


Confira sugestões de chás que ajudam a aliviar o desconforto causado pela dor de garganta:
  • Chá de alteia: ferva quatro colheres de chá da raiz. Coe e adoce com mel. Sugestão de duas xícaras por dia.
  • Chá de camomila, calêndula, urtiga, hera-terrestre e verbasco: faça mistura, em partes iguais, destas plantas. Para cada meio litro de água, use duas colheres de sopa da mistura. Sugestão de consumo de uma xícara de chá a cada três horas.
  • Chá de sálvia: o preparo do chá concentrado pode ser usado para fazer gargarejos.
  • Chá de erva-cidreira: conhecida por seu efeito calmante, o chá de erva-cidreira também tem sido usado popularmente no auxílio do tratamento de gripes e resfriados. É feito a partir da infusão de 1 colher de sopa em 1 xícara de água fervente. Pode ser consumido de 1 a 3 vezes ao dia.
  • Chá de guaco: planta original da América do Sul, o guaco tem propriedade anti-inflamatória e é usado para gripes e resfriados. É feito a partir da infusão de uma colher de sopa em uma xícara de água fervente.
  • Chá de gengibre: com funções anti-inflamatórias e antitussígenas, o chá de gengibre pode ser feito por indução ou decocção de uma colher de chá do gengibre em 150 mililitros de água. Pode ser usado de 2 a 4 vezes ao dia.
  • Chá de mil-folhas ou mil-em-ramas: com atividade analgésica e anti-inflamatória, o chá de mil-folhas é feito a partir da infusão de uma colher de sobremesa das folhas em uma xícara de água quente. Pode ser usada por até 4 semanas.



Fonte: Receitas



Postagem Anterior Próxima Postagem