Nova frente fria intensifica chuvas no RS; Sudeste volta a registrar altas temperaturas com nova onda de calor

Norte do estado deve registrar os maiores acumulados de chuva. Santa Catarina e Paraná também têm previsão de temporais com o avanço da frente fria.

Enchentes no Rio Grande do Sul: bairro de São José, na cidade de Lajeado, em 16 de maio de 2024 — Foto: Nelson Almeida/ AFP

Uma nova frente fria deve aumentar as áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (17). Segundo a Climatempo, as chuvas devem se intensificar principalmente no norte do estado.

No Rio Grande do Sul, os maiores acumulados são esperados para as cabeceiras de rios importantes da região que integram as bacias do Taquari, Alto Jacuí e Uruguai.

Segundo a especialista em meteorologia, Maria Clara Sassaki, o leste de Santa Catarina e do Paraná também devem registrar grandes volumes de chuva. No Rio Grande do Sul, os temporais devem ser mais isolados, se concentrando no norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta por conta do retorno das chuvas no Sul do estado.

O aviso de "perigo potencial" abrange o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.

Todos os estados do Sul tem alerta para tempestades previstas para os próximos dias. — Foto: Inmet

Nesses locais, a previsão é de acumulados de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.


Risco de deslizamentos e novas inundações

Com a previsão de novas chuvas para esta sexta, a o Rio Grande do Sul fica em alerta para novas inundações e possíveis deslizamentos de terra.

Nesta quinta, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo de 5 metros pela primeira vez desde segunda (13). Por outro lado, a Lagoa dos Patos subiu 30 centímetros em 48 horas e inundou mais áreas no sul do estado.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), emitiu algunas alertas para as possíveis consequências das chuvas esperadas para esta sexta.

O órgão alerta para os riscos de novas inundações, os chamados riscos hidrológicos, e para a possibilidade de deslizamentos de terra, os riscos geológicos.


Para esta sexta, o Cemaden alerta para as os seguintes riscos:

Hidrológicos

Possibilidade muito alta da permanência de inundação nas mesorregiões Centro Oriental e Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre. A previsão considera os acumulados registrados nas últimas semanas e as condições de saturação do solo. A bacia do lago Guaíba segue em condição crítica, assim como os municípios banhados pela Lagoa dos Patos.

Possibilidade moderada de inundação na mesorregião Nordeste Rio-grandense devido à previsão de chuvas moderadas previstas para o local.


Geológicos

Possibilidade muito alta da ocorrência de deslizamentos nas mesorregiões Nordeste Rio-grandense, especialmente na Serra Gaúcha, e Metropolitana de Porto Alegre. Há possiblidade de deslizamentos de encostas naturais, queda de barreiras em rodovias e erosão das marginais de rios.


Dia de calor no Sudeste

Com a permanência do bloqueio atmosférico atuando no país, além do retorno das chuvas para o Sul do Brasil, as temperaturas devem continuar subindo no Sudeste e em parte do Centro-Oeste.

Segundo o Inmet, nesta sexta a máxima pode atingir os 30°C em São Paulo e em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, os termômetros podem registrar até 36°C.

As temperaturas devem ficar acima da média para o período principalmente no centro-norte paulista, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e extremo leste do Mato Grosso do Sul.
Áreas do Sudeste e do Centro-Oeste devem registrar temperaturas acima da média nos próximos dias. — Foto: Climatempo

Apesar do dia de calor e sol esperado para esta sexta, o cenário começa a mudar novamente no fim de semana. Com avanço da frente fria vinda do Sul, as capitais do Sudeste devem ter um aumento de nuvens a partir de sábado (18).

No domingo, o dia deve ficar encoberto em boa parte da região, com a instabilidade provocada pela massa de ar frio. Pode chover de maneira isolada, mas sem previsão de temporais.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem