Um supercontinente está se formando na Terra: Amasia já tem data certa para surgir


Ao que tudo indica, a América e a Ásia irão se fundir.

A atual distribuição dos continentes e sua origem na Pangeia é um fato quase universalmente conhecido. No entanto, poucos ouviram falar na Amasia, o supercontinente que poderá se formar novamente quando o Oceano Pacífico terminar de se fechar, fundindo a América e a Ásia.

Um estudo, publicado na revista National Science Review, levanta um detalhe bem curioso: a formação do supercontinente já tem data para acontecer. Essas regiões acabarão juntas em um processo que levará entre 200 e 300 milhões de anos.


Os autores do estudo indicam que realizaram simulações utilizando um supercomputador para suas pesquisas, constatando que Amasia é uma das muitas opções possíveis para a formação de um supercontinente no futuro. Embora não seja o primeiro estudo a falar sobre a formação deste supercontinente, fornece novas evidências, especificamente sobre onde estará a região do mundo na qual os continentes se unirão.


A formação da Amasia

A pesquisa feita por Chuan Huang Zheng-Xiang Li e Nan Zhang, explica como a equipe descobriu que, devido ao resfriamento da Terra ao longo do tempo, a espessura e a resistência das placas sob os oceanos encolhem.

De acordo com o Dr. Huang, uma vez que os continentes da Terra colidiram uns com os outros para formar um supercontinente a cada 600 milhões de anos, num processo conhecido como ciclo do supercontinente, é praticamente uma tendência para os continentes de hoje se unirem novamente em centenas de milhões de anos.


Fonte: ING Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem