Vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não resistiu. Aviso de ressaca emitido pela Marinha vai até domingo. Corpo de Bombeiros fez uma série de recomendações.
Pescador morre após barco virar na Praia da Barra da Tijuca — Foto: Reprodução |
Um pescador morreu depois que o barco virou em alto-mar na Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na manhã de sábado (18/05). Um vídeo mostra o momento que a embarcação é atingida por uma onda (veja abaixo).
Segundo o Corpo de Bombeiros, três pescadores chegaram a se afogar, mas dois foram socorridos sem gravidade não precisaram de atendimento médico. Os dois estavam de coletes salva-vidas.
Um dos homens, de cerca de 40 anos, precisou ser levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge. O estado de saúde era muito grave e, de acordo com a direção da unidade, ele morreu antes de chegar na unidade de saúde.
O Rio ainda estava com um alerta de ressaca, que foi emitido pela Marinha do Brasil na última quinta (16). O aviso se encerrou na manhã de domingo (19) e as ondas podem chegar a 3 metros em todo o litoral fluminense.
O Corpo de Bombeiros do Rio fez uma série de recomendações sobre a ressaca:
- Nunca se aproximar de pedras e costões com ondas, pois há um alto risco de acidente;
- Se for pescar, esteja sempre de colete salva-vidas;
- Caso seja jogado ao mar, mantenha a calma, não lute contra a maré ou tente nadar, flutue e acene por ajuda;
- Se quiser ajudar alguém no mar, primeiro ligue 193 e não entre na água para salvar, apenas jogue um material flutuante e aguarde o auxílio profissional;
- Faça o seu cadastro no sistema de alerta da Secretaria de Estado de Defesa Civil, enviando um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. A Sedec-RJ faz monitoramento meteorológico e emite diversos alertas importantes, como de raios, tempestades e fortes ventos.
Mesmo assim, o ideal é esperar passar a ressaca para voltar a entrar no mar.
Fonte: g1 RJ