Se o ronco persistir mesmo após os exercícios, é importante procurar um médico, porque pode ser um sintoma de apneia obstrutiva
![]() |
Massagem facial pode ajudar a parar de roncar – Foto: Reprodução/Rafael Freitas/ND |
Para ajudar com o problema, o médico Rafael Freitas ensinou 5 passos para quem quer parar de roncar.
“O ronco é o menor dos problemas, o ar que entra e sai com dificuldade, impede uma respiração plena. O ronco é um sinal de que algo não está certo”, explicou o médico.
Se o ronco persistir mesmo após os exercícios, é importante procurar um médico, porque pode ser um sintoma de apneia obstrutiva.
5 exercícios para parar de roncar
1. Lavar o nariz
Esquente um pouco de soro fisiológico no micro-ondas até que ele fique morno e depois acrescente uma colher de chá de mel.
Coloque a mistura em uma seringa, ou qualquer recipiente que tenha em casa, e pingue no nariz quando estiver deitado, com a cabeça inclinada para trás. O ideal é cuspir o excesso.
Pode fazer a lavagem uma vez por dia. Essa técnica limpa e desinflama o canal por onde passa o ar, permitindo uma respiração melhor.
2. Mude a posição de dormir
Se você costuma dormir de barriga para cima, mude imediatamente.
Essa posição é a que o ronco mais se manifesta, porque a garganta produz um som vibratório quando a pessoa se deita de costas.
Dormir de lado pode amenizar o volume do ronco, preferencialmente do esquerdo.
![]() |
Ao lado esquerdo, um fluxo respiratório saudável. Ao lado direito, um caso de obstrução que causa ronco. – Foto: CPAP/ND |
Uma dica é usar um travesseiro corporal ao lado nas costas e entre as pernas para impedir que se vire sozinho durante a noite.
Amarrar bolas de tênis as costas do pijama também vai te impedir de dormir de barriga para cima.
3. Massagem facial
Com dois dedos, o indicador e o do meio, massageie de forma circular a base das maçãs do rosto, na altura das “asas” do nariz.
Coloque força o suficiente para fazer o sangue circular, mas sem machucar, por 30 segundos. O movimento vai ajudar a desobstruir as vias nasais.
Depois, tampe um lado do nariz e respire fundo com o outro por 30 segundos. Em seguida, faça a mesma coisa com o outro lado.
Por último, coloque toda a língua para fora, o máximo que conseguir, e fique assim por 15 segundos. Volte para a posição inicial, relaxe, e repita o movimento por mais duas vezes.
Estes exercícios ajudam a aumentar a força da respiração porque trabalham em três áreas importantes: o nariz, a garganta e a língua.
4. Terapia miofuncional
Coloque a ponta da língua entre os dentes e faça o movimento de engolir cinco vezes.
O segundo passo é colocar a ponta da língua entre os dentes inferiores e abrir a boca cinco vezes.
Para conseguir abrir mais a boca, coloque os ombros para trás. Faça isso diariamente para ter uma dicção e respiração melhor.
Outro tipo de exercício consiste em dar um “meio sorriso” para a esquerda, e depois para a direita. Repita 10 vezes de cada lado.
Pratique os movimentos diariamente, até que eles se tornem automáticos.
5. Consuma alimentos que podem diminuir o roncoCúrcuma
- Hortelã
- Pimenta
- Cebola
- Azeite
- Mel
- Peixe
Fonte: ND+