20ª Edição do Prêmio Dom Luís acontece na próxima segunda-feira (26)




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), realiza, nesta segunda-feira (26), às 17 horas, a cerimônia de entrega da 20ª edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes. O Prêmio é concedido anualmente a pessoas e instituições que desenvolvem atividades que contribuem ou tenham contribuído de forma relevante para a construção de uma nova realidade social. O evento acontece no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, e será transmitido pelo canal do Governo do Estado no YouTube.

A primeira edição do Prêmio foi realizada em agosto de 2005 e até hoje 90 foram os homenageados, entre pessoas e instituições. A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância da premiação. “Dom Luís deixou um legado e o Prêmio nos dá a possibilidade de homenagear e reconhecer quem luta pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente”, salientou.

O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi criado em 2004 pela Lei Estadual nº 7.844, por iniciativa conjunta do Governo do Estado e do então deputado estadual Claudio Vereza, que integra a Comissão Especial do Prêmio desde a primeira edição, na qualidade de coordenador.


Dom Luís Gonzaga Fernandes

Dom Luís Gonzaga Fernandes nasceu em 24 de agosto de 1926, no Estado do Rio Grande do Norte, e foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1950, em Roma, e, em 05 de dezembro de 1965, durante o encerramento do Concílio Vaticano II, também em Roma, foi sagrado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória/ES. Permaneceu 15 anos no Espírito Santo e se destacou por sua atuação no fortalecimento e florescimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEB`s), sustentadas pela opção preferencial pelos pobres, pela defesa da vida e da dignidade humana. Em 1981. foi transferido para a Diocese de Campina Grande/PB, tendo atuado como Bispo Titular até 2001. Faleceu em 04 de abril de 2003, na Paraíba.




Postagem Anterior Próxima Postagem