Dedicação, persistência, disciplina e talento. Essas são algumas das características necessárias para ser um grande pianista e a capixaba Sara Canal, de 12 anos, é um exemplo a ser seguido como inspiração.
A adolescente, moradora de da cidade de Vitória, conquistou um prêmio na 26ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília (CISC) realizado em Portugal, um dos mais prestigiados da Europa. Sara disputou na categoria 11 e 12 anos e também recebeu menção honrosa dos jurados.
Em entrevista ao Folha Vitória, a menina narrou que, quando começou a aprender piano, “tudo não passava de uma brincadeira”. Entretanto, quando a professora notou a aptidão, ela passou a destacar mais tempo para a prática.
"No ano de 2020, por conta da pandemia, as escolas de música estavam fechadas e comecei a minha estreia nas premiações. Com isso, fiquei em terceiro lugar em um concurso na Finlândia", relembra Sara.
A mãe da menina, a delegada federal Andreia Cristina de Vasconcelos Canal, diz que o sucesso não é resultado apenas do talento e aptidão.
"É claro que Sara tem uma aptidão dada por Deus, mas se a pessoa não se dedica, se não tem disciplina, um hábito constante de estudos, não vai se destacar no ramo, e Sara tem isso", descreveu.
“Muito estudo e muita disciplina”, diz professora de piano
A professora de piano de Sara, Janne Gonçalves, relembra que a menina começou a ter aulas de piano aos 7 anos e destacou que o Concurso Internacional Santa Cecília é uma competição de alto nível.
"A preparação para o concurso durou em torno de oito meses, repletos de muito estudo e muita disciplina. Assim como os atletas das Olimpíadas, é necessária uma intensa preparação", narrou a professora.
Os próximos passos, segundo Janne Gonçalves, são mais estudos e apresentações.
"Esse ano ela já foi selecionada entre mais de 80 candidatas mulheres para participar da 'Mulheres da Música em Belém'. Ela foi selecionada para a etapa final no início do mês de setembro".
Além disso, Sara foi convidada para um recital solo na Sala Aronne Pianos, no dia 28 de setembro, em São Paulo.
Fonte: Folha Vitória