Homem pesca primeiro 'tubarão de Lego' após naufrágio há 27 anos; entenda

Pescador encontrou 'tubarão' na costa da Inglaterra — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um pescador do condado de Devon, no Reino Unido, encontrou uma peça rara em sua rede: um tubarão de Lego perdido após o naufrágio de um navio em 1997. O brinquedo é uma das 4.756.940 peças desaparecidas após o acidente do navio Tokio Express, que ficou conhecido no país como "the great Lego spill" ("o grande despejo de Lego", em inglês).

Pescador encontra 'tubarão de Lego' de 1997

Richard West, de 35 anos, encontrou o "tubarão" em sua rede de pesca enquanto procurava peixes como linguado e tamboril. Em entrevista à BBC, ele contou que reconheceu a peça imediatamente. "Eu tinha tubarões de Lego no conjunto de piratas quando era pequeno. Eu os adorava", lembrou. O brinquedo encontrado pelo pescador foi o primeiro dos quase 52 mil tubarões de Lego perdidos.

West entrou em contato com o projeto "Lego Lost at Sea", fundado pela arqueóloga Tracey Williams, que confirmou o ineditismo do achado. Ela afirmou que o inventário mostrava 22.200 tubarões cinza-escuro, como o encontrado por West.
Inventário dos Legos perdidos — Foto: Reprodução/Redes sociais

"Eu estava tão empolgado. Fiquei mais feliz por ter encontrado o tubarão do que com qualquer outra coisa que eu pesquei nesta semana," disse ele.

A maior parte dos Legos que estavam no navio faziam parte de uma coleção marítima da empresa. Williams publicou um livro sobre o incidente em 2022 intitulado "Adrift", ainda sem tradução para o Brasil. Nas redes sociais, ela compartilha itens encontrados, que frequentemente aparecem na costa inglesa.

"Bastante desgastado pelo mar, este tubarão de Lego está sem a nadadeira dorsal. Mesmo os tubarões de Lego acabam se despedaçando em fragmentos menores e menores, eventualmente se tornando microplásticos", escreveu ela no X.

Há anos, o aparecimento de Legos nas praias é algo familiar para moradores e visitantes da região de Cornualha, que encontram peças como polvos, botes salva-vidas e pés-de-pato.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem