Amantes dos esportes radicais terão um novo lugar para aproveitar atividades ao ar livre, com a inauguração do maior circuito de tirolesas da América Latina, localizado em Pancas, região Noroeste do Espírito Santo. O local será inaugurado no próximo sábado (17). A expectativa é que a velocidade da tirolesa chegue a até 120 km/h.
De acordo com a Prefeitura de Pancas, a inauguração contará com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), além de deputados estaduais e outras autoridades políticas.
A obra foi viabilizada por meio do Fundo Cidades, do governo Estadual. As construções do circuito de tirolesas - uma com aproximadamente 2.100,00 metros de extensão e outra com aproximadamente 900,00 metros de extensão -, de uma praça e de um quiosque, com investimento de R$ 2, 3 milhões.
Para celebrar o momento, será servida uma moqueca com 200 quilos de peixe, que traz a assinatura do cozinheiro Roberto Malacarne, de Conceição da Barra. A iguaria, representante máxima da culinária capixaba, servirá de 800 a mil pessoas, de acordo com o chef.
Além disso, também segundo a prefeitura, a inauguração contará com dois dias de festa, com música ao vivo, além de barracas de comidas típicas e cervejarias. No sábado a programação ocorre de 8h à 0h, já no domingo, de 8h às 18h.
Foram construídos dois trechos entre as montanhas da cidade, o primeiro de 2,1 quilômetros e outro com cerca de novecentos metros, totalizando cerca de 3km de pura adrenalina, formando assim o maior circuito da América Latina.
A cidade de Pancas possui uma paisagem única, com cenários impressionantes e potencial incrível para atividades de turismo de aventura. E já é conhecida internacionalmente pela procura de pilotos de voo livre de vários países.
A empresa responsável pela obra da tirolesa, a Guia Vertical, é de São Paulo e realiza treinamento e assessoria para instalações de atividades e estruturas para a prática de atividades de aventura.
O coordenador de projetos da empresa, Maycon André Grilo, relatou que a obra fortalece a economia local, além de proporcionar experiências turísticas sustentáveis.
"A tirolesa foi pensada nos mínimos detalhes, desde cabos de sinalização até normas de construção e operação para garantir a segurança e acessibilidade dos usuários".
Fonte: Folha Vitória