A primeira superlua do ano vai iluminar o céu nesta segunda-feira. Foto: Yasuyoshi Chibna/AFP/Metsul Meteorologia.
A primeira superlua do ano, que ilumina o céu na próxima segunda-feira, será visível a olho nu no Brasil. Fãs de astronomia já podem comemorar!
O espetáculo ocorre quando a Lua está em sua fase cheia e se encontra no ponto mais próximo da Terra, o chamado perigeu. Na segunda, aqueles que olharem para o céu vão ter a sensação que o astro está 14% maior e com um brilho 30% mais forte. Vai ser lindo!
O nascer da lua cheia deve começar às 15h29 no fuso de Brasília e especialistas da NASA recomendam procurar locais mais afastados das luzes artificiais da cidade. Isso porque a poluição luminosa pode atrapalhar a visibilidade.
Primeira do ano
A primeira superlua do ano também é chamada de Super Lua Azul Sazonal. Mas isso não diz respeito à coloração de seu brilho, mas sim por ela ser a terceira das quatro luas cheias no inverno de 2024.
Em algumas ocasiões, partículas de fumaça ou poeira podem dispersas comprimentos de onda vermelhos de luz. Assim, os espectadores podem notar o astro um pouco mais azulado.
O fenômeno não chega a ser raro, mas por ser muito lindo, sempre atrai milhares de olhares para o céu. Que tal fazer aquela foto top para o Instagram?
Como observar
A dica principal é fugir de locais com muita iluminação. Procure por parques ou até mesmo áreas rurais.
O melhor momento, segundo especialistas, é observar a Lua no início da noite ou no amanhecer do dia seguinte. São nessas ocasiões que ela vai parecer ainda maior.
Mas fique tranquilo, caso em sua cidade o clima atrapalhe a visibilidade, o evento vai ocorrer novamente.
Os próximos dias serão 17 de setembro e 17 de novembro. Anota aí para não esquecer!
O que é uma superlua?
O termo apareceu pela primeira vez em um artigo da revista Dell Horoscope.
Era 1979 e Richard Nolle, um astrólogo americano, descreveu que a superlua é um fenômeno quando uma Lua Nova ou Cheia está em seu ponto máximo de aproximação com a Terra.
A partir de 2011 o termo se popularizou e começou a ser usado com mais força em artigos.
O fenômeno será visível a olho nu no país. Foto: Freepik/Porto Alegre 24 horas.
Fonte: Terra Notícias