Sete suspeitos foram presos quando tentavam fugir do local, em uma casa no bairro Recanto da Sereia. Polícia diz que grupo comandava o tráfico em quase 20 bairros de Cariacica, na Grande Vitória.
Sete homens, com idades entre 19 e 39 anos, foram presos em um laboratório de cocaína descoberto em uma casa alugada em Guarapari, no Espírito Santo. Antes da prisão, os criminosos perceberam a chegada da polícia e tentaram fugir da residência pelos fundos, pulando o muro. As cenas foram captadas por um drone da polícia.
No local, foram apreendidos 70 mil pinos de cocaína embalados, 149 quilos da droga em preparação, além de armas e materiais ilícitos. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (16).
As prisões ocorreram na quarta-feira (14) e as imagens da tentativa de fuga dos criminosos foram feitas e divulgadas pela Polícia Civil por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc).
O vídeo mostra a residência, localizada no Recanto da Sereia, com três carros na garagem. Em um certo momento, três homens vão até a varanda da casa, sendo que dois foram em direção a um veículo no quintal e, um terceiro homem, em direção ao portão.
Ao se aproximar da grade, o homem viu um militar se aproximando. Ele, então, sai correndo para dentro da residência junto com os demais.
No entanto, segundos depois é possível ver nove homens pulando o muro da casa, nos fundos. Um cachorro aparece nas imagens, mas o animal não avança nos criminosos, que invadem a residência vizinha.
Segundo a polícia, apesar de as imagens mostrarem nove homens pulando o muro, 10 criminosos estavam na residência. Três deles conseguiram fugir.
Um dos traficantes precisou de atendimento por quebrar o tornozelo durante a tentativa de fuga.
Os criminosos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana, localizado no Complexo Penitenciário de Viana.
Quem são os traficantes
Segundo o chefe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), delegado Tarcísio Otoni, os traficantes detidos são de Cariacica, mas alugaram a casa de veraneio em Guarapari durante um período de apenas sete dias.
Drogas apreendidas pela Polícia Civil em casa em Guarapari, no Espírito Santo — Foto: Reprodução |
"Eles preparavam, misturarem e envasarem pinos de cocaína para serem distribuídos. Somente em um período de cinco dias, eles já tinham envasado 70 mil pinos de cocaína. Essa foi a maior apreensão do estado deste tipo de entorpecente no varejo", explicou.
Os criminosos foram identificados como:
- Fabrício Freire de Oliveira: 26 anos, que tem histórico por tráfico de drogas e homicídios, foragido do Complexo de Xuri, desde o dia 02/04/2024;
- João Victor Oliveira Souza: 21 anos, que também tem histórico por tráfico de drogas, foragido do sistema prisional desde 02/01/2024;
- Jhonathan Vitti Souza: 19 anos, também com histórico por tráfico de drogas;
- Richard Nascimento Teixeira: 28 anos, tem histórico por tráfico de drogas;
- Brainer Alves Soares: 25 anos;
- Cassio Roberto Martins da Silva: 41 anos;
- Fabrício Cesário: 39 anos.
Segundo as investigações, o grupo criminoso dominava pelo menos dez bairros no município de Cariacica.
"Eles são aliados a uma facção aqui da Grande Vitória, o PCV, que, de dentro do presídio faz toda essa cooptação dos gerentes e administração da venda dos entorpencentes", acrescentou o delegado.
Segundo a corporação, o grupo realizava a distribuição das drogas nas em pontos de tráficos nos seguintes bairros:
- Maracanã
- Vista Mar
- Bela Aurora
- Boa Sorte
- Bandeirantes
- Vale Esperança
- São Geraldo
- São Conrado
- São Cristóvão
- Itapemirim
- Rosa da Penha
- Morada de Santa Fé
- Campo Grande
- Parque Gramado
- Jardim Campo Grande
- Campina Verde
- Santo André
- Santa Bárbara
- São Francisco
Fonte: G1 ES