Atenção aos jogos on-line e menos tempo conectado: saiba como reconhecer e evitar abusadores de crianças na internet


Megaoperação da PF cumpriu 144 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira; 61 pessoas acabaram presas

Abuso sexual infantil: saiba identificar os sinais em crianças — Foto: Pixabay

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, a Operação Terabyte, contra criminosos responsáveis por armazenar e compartilhar conteúdo com abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Foram cumpridos 144 mandados de busca e apreensão em todos os estados, de forma simultânea. No total, 61 pessoas foram presas.

A ação ocorreu em conjunto com as Polícias Civis dos estados e conta com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos. Em nota, a PF alertou que pais e responsáveis monitorem os filhos tanto no ambiente físico quanto no virtual.

Veja abaixo como como reconhecer e evitar abusadores.


Perfis falsos

Abusadores usam perfis falsos nas redes — Foto: Arte O Globo

Os abusadores usam contas falsas, se passam por crianças e adolescentes, e iniciam o contato com conversas leves. Depois, com o tempo, e um ambiente de mais proximidade e confiança, passam para os conteúdos sexuais.


Risco em plataformas de jogos

Risco em plataformas de jogos — Foto: Arte O Globo

Os responsáveis devem ficar atentos aos menores que participam de jogos on-line, do Discord ou Roblox. Usuários dessas plataformas têm sido os alvos mais fáceis dos pedófilos e abusadores de crianças e adolescentes.


Mais privacidade, mais riscos

Como evitar abusadores nas redes — Foto: Arte O Globo

Segundo a advogada Luciana Temer, crianças que vivem em residências de alta renda estão mais suscetíveis a serem vítimas por normalmente terem mais privacidade e melhor equipamento tecnológico.


Tempo gasto na internet

Tempo gasto na internet — Foto: Arte O Globo

O responsável que perceber que o filho está conectado por muito tempo nas redes sociais, em aplicativos de mensagem e em jogos, deve pedir para ver com quem o menor está se relacionando no ambiente digital.


Educação digital

Educação digital — Foto: Arte O Globo

A delegada Ivalda Aleixo aponta que os pais devem configurar as redes sociais dos filhos para que fiquem privadas e até mesmo instalar ferramentas de controle pelo responsável de modo a monitorar o uso da internet.


Impacto nos menores

Impacto nos menores — Foto: Arte O Globo

Segundo especialistas, as marcas do abuso sexual de crianças e adolescentes incluem a automutilação, a destruição psicológica do menor e sua relação com o sexo, a depressão e até mesmo a tentativa de suicídio.


Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem