Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo estão sob alerta de tempestade — Foto: INMET/Reprodução |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial de tempestade para Belo Horizonte e mais 532 municípios do país. O alerta amarelo é válido até ás 10 horas desta segunda-feira (30).
Segundo o instituto, há risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora e queda de granizo.
O alerta indica que uma tempestade nessa proporção pode causar alagamentos, queda de galhos de árvores, estragos em plantações e risco baixo de corte de energia elétrica.
As orientações do Inmet, caso a previsão se confirme, são:
- Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores - há leve risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Ligar para a Defesa Civil (199) e para o Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergência e para obter mais informações.
Além de Minas Gerais, outros três estados estão contemplados pelo alerta: Goiás, Mato Grosso e São Paulo.
Quantidade de cidades sob alerta de tempestade, segundo INMET
- Estado - Número de cidades
- Goiás - 181
- Mato Grosso - 60
- Minas Gerais - 288
- São Paulo - 4
Alívio para seca e incêndios
A tempestade pode trazer um alívio para a seca nas áreas com aviso vigente. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os quatro estados sob alerta registraram, juntos, 29.856 focos de incêndio só em setembro.
Em Belo Horizonte, de acordo com o Inmet, não chove há 163 dias em diversas regiões da cidade. Há uma semana, choveu, mas pouco (2 milímetros), em alguns pontos da capital mineira.
Fonte: G1