As cidades de Jaguaré e São Roque do Canaã, no Norte e Noroeste do ES, respectivamente, serão lideradas por políticos que têm o mesmo nome: Marcos Guerra
Marcos Guerra, prefeito reeleito de Jaguaré, e seu xará, que vai governar em São Roque do Canaã. Foto: Montagem: Folha Vitória
As eleições do último domingo (06) foram marcadas por algumas coincidências que chamaram a atenção no ES, uma delas, foi o fato da idade de um vereador o eleger num caso de empate em número de votos que ocorreu em Nova Venécia. Outro caso bem inusitado e que também chama bastante a atenção estamos trazendo hoje (10): é a eleição de dois prefeitos que têm o mesmo nome, para governar cidades distintas no Espírito Santo.
Os municípios de São Roque do Canaã, na região Noroeste, e Jaguaré, no Norte, escolheram os homônimos, pessoas com o mesmo nome, como prefeitos. Batizados como Marcos Guerra, os dois vão administrar as cidades durante os próximos quatro anos.
O prefeito reeleito no município de Jaguaré é Marcos Antônio Guerra Wandermurem (União Brasil), de 61 anos, obteve 70,96% dos votos válidos na cidade.
Já Marcos Guerra de São Roque do Canaã, tem nome civil Marcos Geraldo Guerra e 63 anos. Ele foi eleito como 80,70% dos votos válidos pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
E as curiosidades das urnas em solo capixaba não param por aí, na cidade de Laranja da Terra, na Região Serrana, o prefeito eleito venceu a eleição por apenas 7 votos de diferença.
Disputa pela Prefeitura de Laranja da Terra foi definida por apenas sete votos de diferença. (Reprodução / TSE) |
Joadir Lourenço (PSDB), eleito para o cargo de prefeito com 49,43% dos votos, chegou ao cargo pela diferença de apenas sete votos em relação ao segundo colocado no município, o candidato Florisvaldo Kester (MDB), que teve 49,34% da preferência dos eleitores.
No pleito definido na noite do domingo (6), Joadir acumulou 4.028 votos, enquanto o adversário nas urnas somou 4.021. A disputa pela chefia do Executivo municipal em Laranja da Terra ainda contou com o candidato Helder Perozini (PL) que assinalou 100 votos (1,23%).
No município que possui uma população de 11.094 habitantes (IBGE- Censo 2022), foram contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 8.382 votos, sendo 8.149 válidos (excluindo os votos em branco ou nulos).