Ação integra iniciativa que leva capacitação técnica e apoio para produtores rurais diversificarem suas culturas
(Técnicos do Projeto durante visita aos produtores) |
Produtores rurais dos municípios de São Domingos do Norte, Vila Valério, Águia branca, Vila Pavão, Mantenópolis e Colatina, na Região Noroeste do Espírito Santo, receberão centenas de mudas frutíferas para fortalecimento da agricultura familiar da região. As entregas serão realizadas nesta quinta (24) e sexta-feira (25) e fazem parte do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), em parceria com o Governo do Estado.
A entrega das mudas contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), deputado Marcelo Santos; representantes da Casa dos Municípios; lideranças políticas e institucionais dos municípios, além de parceiros e dos produtores atendidos pelo projeto que visa fortalecer e expandir a agricultura familiar local.
As solenidades de entrega serão realizadas nos munícipios em locais e horários pré-definidos, conforme informações nos banners abaixo:
Quinta-feira: 24/10
- São domingos do Norte: 8h30min - (Pátio da Prefeitura Municipal)
- Águia Branca: 13h - (Casa Polonesa)
- Mantenópolis: 18h - (Associação de pequenos produtores rurais de Alto São Jose II)
Sexta-feira: 25/10
- Colatina: 8h - Sítio Macedo, distrito de São Pedro Frio
Segundo o coordenador do Projeto Arranjos Produtivos na região, Wagner Canal, as ações de assistência técnica já vem sendo trabalhada há vários meses nas propriedades, e após essa etapa, as mudas estão sendo entregues. Disse ainda que algumas mudas já foram repassadas, mas esta remessa é a mais significativa. Nesta remessa, todos os municípios da região Noroeste do Espírito Santo completados pelo projeto, exceto Nova Venécia, irão receber as mudas de espécies frutíferas.
"Nova Venécia, não recebeu ainda, mas já tem data agendada para receber. O município se destaca por que Nova Venécia não é uma variedade só de mudas, mas um pomar, com várias espécies frutíferas dentro de um mesmo espaço, então a gente precisa que esse pomar seja entregue de uma só vez para potencializar a mão-de-obra e os sistemas de irrigação e automação do agricultor", explicou o Canal.
Com foco no fortalecimento de parcerias em torno da agricultura familiar, o projeto oferece assistência técnica aos produtores, promovendo capacitações e práticas que ajudem as famílias a gerir suas propriedades de forma mais eficiente e sustentável, uma vez que beneficia diretamente as comunidades rurais, fortalece o vínculo das famílias no campo, impulsionando a produção agrícola dos municípios.