Na maioria dos casos, não é preciso lavar a roupa que ficou guardada por muito tempo antes de usá-la novamente.
Quando o clima fica mais fresco, é comum recorrermos àquelas peças de roupa que estão guardadas há mais tempo. Igualmente comum é encontrar blusas e calças que acabaram ficando com aquele cheiro desagradável de roupa guardada. Você sabe o que fazer nessas situações?
Se a peça estiver mofada ou amarrotada demais, o ideal é lavá-la antes do uso. Agora, caso a roupa só esteja com aquele aroma de armário, dá para resolver a situação de algumas maneiras simples e eficientes. Confira algumas dicas:
1. Banho de Sol
Essa é aquela dica de vó e que realmente funciona: se o tempo estiver favorável, deixe a peça na luz do Sol por pelo menos duas horas.
O calor ajuda a acabar com fungos, bolores e bactérias da roupa. Confira apenas as instruções da etiqueta para ter certeza de que o tecido suporta longos períodos de calor.
Veja também
2. Vinagre e limão em roupas de lã
O vinagre é um baita coringa na cozinha e nos cuidados com a casa. Como as roupas de lã costumam ficar guardadas por longos períodos, é normal encontrá-las com aquele odor desagradável.
Para resolver o problema, faça uma mistura de vinagre de álcool com suco de limão, na proporção de um para um. Depois, umedeça um pano limpo com essa solução e passe-o sobre a peça. Para terminar o processo, deixe que a roupa seque naturalmente em algum lugar ventilado.
3. O bom e velho bicarbonato
Eis outro produto que salva a nossa pele. No caso das roupas com cheiro de guardado, é possível acabar com o problema polvilhando um pouco de bicarbonato dos dois lados da peça, deixando que o tecido absorva o produto por algumas horas.
Depois desse tempo, remova o excesso de pó com a ajuda de uma escovinha macia, própria para tecidos, e leve a peça ao varal, onde deve ficar por aproximadamente duas horas — se puder ser sob a luz do Sol, melhor ainda.
Fonte: Vida e Estilo