O consumo regular proporciona benefícios para o bem-estar diário
A proteína é o macronutriente essencial associado principalmente ao aumento e manutenção da massa muscular e à saciedade. A diferença é que o seu papel no organismo vai muito além disso e nesse sentido confira na sequência as quatro funções da proteína que a maioria desconhece com a ajuda do nutrólogo e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nataniel Viuniski.
Saiba as quatro funções da proteína
Melhora o sono
A serotonina derivada do triptofano também desempenha um papel fundamental na regulação do sono. Além disso, o aminoácido presente nas proteínas participa na produção de melatonina, hormônio que regula os ciclos circadianos e contribui para um melhor descanso.
Fortalece o sistema imunológico
O nutriente é fundamental para a produção de anticorpos, que reconhecem e neutralizam patógenos como bactérias e vírus. As citocinas e mais especificamente as quimiocinas que participam das defesas do organismo são produzidas a partir de proteínas e regulam a resposta imune.
Impacta na saúde óssea
Podemos afirmar que quanto mais forte é o músculo, mais denso e forte será o osso. Esse efeito fica ainda mais visível quando a ingestão de boas proteínas vem com a prática de exercícios de força ou impacto.
Participam da desintoxicação do corpo
Proteínas como a glutationa são cruciais para processos de desintoxicação no fígado, ajudam a eliminar toxinas do corpo e sendo que ela é um dos mais poderosos antioxidantes. Os alimentos mais ricos em glutationa são o alho, a cebola e os vegetais como rúcula e acelga. O abacate e o fígado também são boa fontes desse nutriente.
Palavra final
“As proteínas são fundamentais para a manutenção de diversas funções biológicas já que participam de quase todos os processos celulares e teciduais do corpo”, concluiu Nataniel Viuniski.
Fonte: Sport Life