Alerta máximo, sirenes acionadas e um morto: acumulado de chuva em Salvador é o triplo esperado para o mês


Sirenes foram acionadas em 14 localidades e pelo menos uma pessoa morreu após um deslizamento de terra. Esse é o novembro mais chuvoso desde 1961, aponta o Inmet.

Casa desabou em Saramandaia após deslizamento de terra — Foto: TV Bahia

Deslizamentos de terra, desabamentos e alagamentos: a chuva segue causando transtornos em Salvador nesta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de água no mês ultrapassou 319 mm. O valor é praticamente o triplo do que era esperado para todo mês de novembro, em que a média histórica era de cerca 108 mm.

Este é o novembro mais chuvoso desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com o temporal, foram registrados deslizamentos de terra em encostas nos bairros periféricos vizinhos de Saramandaia e Pernambués. Até 12h45 desta quarta, havia registros de um morto e quatro feridos nestes deslizamentos. [Veja foto abaixo]

Os bombeiros ainda não especificaram a área exata dos desmoronamentos, mas tratam-se de localidades próximas, na mesma região.

A vítima que morreu no deslizamento foi identificada apenas como Júnior e tem 23 anos. Ele estava sozinho dentro de casa quando o imóvel foi levado pela terra. [Veja foto abaixo]

As quatro pessoas soterradas estavam em outro imóvel. Entre elas, está uma criança de seis anos que foi resgatada com vida por volta de 12h30. Ela foi intubada e levada para o Hospital do Subúrbio de helicóptero.

Uma segunda pessoa, uma mulher chamada Diane, que não teve a idade divulgada, também foi resgatada e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo o coordenador geral do Samu, Ivan Paiva, ela está consciente.

Segundo vizinhos, a terceira vítima é um adolescente de 14 anos, chamado Paulo. Por volta de 13h30, ele ainda não havia sido retirado do local e não mantinha contato com os bombeiros.

Segundo as informações apuradas pelos repórteres da TV Bahia no local, a quarta vítima é um adulto de 3o anos, chamado Paulo. Ele saía para o trabalho quando foi atingido e ficou preso pela perna. Ele mantém contato com os bombeiros.

Junior morreu soterrado após deslizamento de terra em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

⚠️ Ainda nesta quarta, por volta de 10h, o Inmet emitiu um alerta de perigo relacionado ao acumulado de chuvas para Salvador, Região Metropolitana, Feira de Santana e outras cidades próximas.

Como a chuva segue intensa, há risco de desabamentos e deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade. Por causa disso, as sirenes de 14 localidades foram acionadas entre terça e esta quarta:
  • Mamede, Alto da Terezinha
  • Bom Juá
  • Irmã Dulce, Cajazeiras 7
  • Mangabeira I, Cajazeiras 8
  • Mangabeira II, Cajazeiras 8
  • Calabetão
  • Vila Picasso, São Caetano
  • Creche, Castelo Branco
  • Moscou, Castelo Branco
  • Vila Sabiá, Liberdade
  • Voluntários da Pátria, Lobato
  • Baixa do Cacau, São Caetano
  • Bosque Real, Sete de Abril
  • Olaria
Quando as sirenes são acionadas, a orientação é que moradores deixem as suas casas e procurem um local seguro.

Bombeiros atuam na Baixa dos Sapateiros após desabamento de imóvel que estava abandonado — Foto: TV Bahia

Também na manhã desta quarta, uma árvore caiu na região de Ondina e atingiu uma academia. O local estava em funcionamento no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. Além disso, pontos de alagamento estão sendo registrados em várias localidades da cidade.

Ainda na noite de terça-feira, um deslizamento de terra deixou uma idosa presa dentro de casa. Ela precisou ser resgatada pelos bombeiros e foi atendida por uma equipe médica. Não há informações sobre o estado de saúde dela.


Transportes suspensos

🛥️ As travessias Salvador - Mar Grande e Salvador - Morro de São Paulo estão suspensas desde segunda-feira (25). Quem precisa acessar a Ilha de Itaparica pode usar o ferry-boat, que segue em funcionamento.

🚡 Todos os ascensores da cidade estão com funcionamento suspenso: Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Pilar, Plano Inclinado Liberdade - Calçada e o Elevador do Taboão. A informação foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

🚌 A Linha B3 do BRT Salvador está com a circulação suspensa devido o alagamento entre a Rua Marcos Freire e o Caminho das Árvores.


Desabamento Baixa dos Sapateiros

O casarão desabou parcialmente, por volta das 20h10 de terça-feira. Desde então, um trecho da Avenida José Joaquim Seabra está interditado e o fornecimento de energia elétrica está interrompido na região. Segundo o Corpo de Bombeiros, há riscos de novos desabamentos na região.

O prédio de três pavimentos era comercial, mas estava vazio. Há cerca de um mês, uma loja que funcionava no térreo foi fechada.

Nessa quarta, ainda é preciso fazer o escoramento da estrutura remanescente e a limpeza dos escombros, que ficaram espalhados pela pista. Apesar disso, os bombeiros estão impossibilitados de trabalhar devido as fortes chuvas.

Os ônibus que passam pelo local estão indo apenas até a Aquidabã.


Postagem Anterior Próxima Postagem