Glorioso disputa a final da competição neste sábado, contra o Atlético-MG
Foto: Vítor Silva / Botafogo |
Botafogo e Atlético-MG disputam a grande final da Copa Libertadores da América neste sábado (30), às 17h, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Buscando seu primeiro título, o time carioca pode igualar um feito histórico alcançado apenas pelo Estudiantes de la Plata, em 2009.
A equipe argentina, liderada por nomes como Juan Sebástian Verón, Mauro Boselli e Mariano Andújar, é a única na história da competição a levantar o troféu saindo da pré-Libertadores.
Na ocasião, o time alvirrubro despachou o Sporting Cristal, do Peru, na primeira fase, na regra do gol fora, e venceu o torneio derrotando o Cruzeiro na final, com uma vitória marcante no Mineirão.
Caminho do Botafogo até a decisão
Após a derrocada histórica na última edição do Campeonato Brasileiro, o Botafogo teve de estrear mais cedo na Libertadores, e acabou alcançando a fase de grupos somente após eliminar o Aurora, da Bolívia, e o RB Bragantino nas etapas preliminares.
Já na fase de grupos, o Fogão enfrentou Junior Barranquilla, LDU e Universitario, e avançou em segundo lugar. Nos mata-matas, a equipe do técnico Artur Jorge eliminou Palmeiras, São Paulo e Peñarol antes de chegar na final.
O Galo, por sua vez, adversário na decisão, ficou na primeira posição no grupo formado por Peñarol, Rosario Central e Caracas. Já nas fases de mata-mata, despachou San Lorenzo, Fluminense e River Plate.
Fonte: IG