Projeção do Inmet aponta que mudanças iniciam já nos próximos dias, ainda em janeiro
O mês de janeiro, que tradicionalmente é marcado por sol forte e calor intenso, deverá ser um pouco diferente no verão de 2025. Isso porque o primeiro episódio de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) do ano começa a se formar e dará início ao sétimo período chuvoso de 2024-2025 já nos próximos dias.
![]() |
Fenômeno climático mudará características do verão de 2025, projeta Inmet – Foto: Freepik/ND |
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), este sistema é mantido sobre a superfície por uma frente subtropical, que passa sobre o oceano Atlântico e ao leste da costa centro-sul do Brasil. Com isso, as principais áreas afetadas serão Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil.
O que é o ZCAS?
A Zona de Convergência do Atlântico Sul é um dos principais sistemas meteorológicos que atuam sobre o país em um período chuvoso. A ZCAS em durante um bloqueio atmosférico e, por isso, atua de forma persistente, quase que sobre as mesmas áreas, por vários dias consecutivos.
![]() |
Linhas verdes sobre carta sinótica mostram formação da ZCAS sobre o Brasil – Foto: Inmet/ND |
Com isso, as primeiras semanas de janeiro devem ser marcadas pela atuação deste sistema, que manterá o tempo em janeiro com muita nebulosidade e condições para chuvas.
Os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, além do Distrito Federal, devem ser os mais afetados pela ZCAS. A parte Oeste e Sul da Bahia, e algumas áreas do Maranhão e do Piauí também podem ser impactadas.
Em alguns locais, o Inmet projeta incidência de muita chuva durante o verão de 2025, o que pode causar transtornos e prejuízos à população. Em Minas Gerais, as áreas da Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Norte, e áreas do Espírito Santo, como Norte e Noroeste, e a Grande Vitória, também sofrerão com o fenômeno.
A localização exata das chuvas só será previsível momentos antes da ocorrência.
Como será o verão de 2025?
![]() |
Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú, durante a temporada de verão – Foto: Marcele Oliveira/ND |
Previsão do Inmet aponta que o verão de 2025 será marcado por calor intenso, como ocorre tradicionalmente durante o período, mas a incidência de chuva deverá ser recorrente durante a estação. Nesta época do ano, os dias tendem a ser mais longos que as noites.
Durante o verão 2025, o país não sofrerá com os impactos do El Niño, fenômeno que contribuiu para o aquecimento da atmosfera terrestre durante o ano de 2024.
Fonte: Nd Mais