Temperatura chegou a 36°C em Joinville nesta quarta-feira (12), mas sensação era superior a 52°C; calor extremo oferece sérios riscos à saúde
O calor extremo que atingiu a cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, nesta quarta-feira (12), pode ter feito uma vítima fatal. Isso porque um homem morreu após a temperatura corporal atingir impressionantes 43°C.
![]() |
Calor extremo atingiu a cidade de Joinville nesta quarta-feira (12) – Foto: Lincoln Pradal/ND |
A vítima, de 58 anos, foi socorrida por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), após pedir socorro na sede da Ajorpeme durante a tarde. Segundo a Associação, o homem relatava fortes dores de estômago.
Os Bombeiros Voluntários também prestaram os primeiros socorros ao homem, que seria um trabalhador braçal. Ele foi encaminhado a um hospital da cidade, mas não resistiu ao quadro.
A causa da morte ainda precisará ser confirmada por necropsia, mas, conforme apuração do portal ND Mais, os sintomas eram compatíveis com intermação, conhecida popularmente como choque por calor.
A temperatura em Joinville no momento que o trabalhador pediu ajuda era de aproximadamente 36°C, por volta das 14h. A sensação de calor, porém, chegava a 52°C.
Calor extremo oferece riscos e é preciso agir rápido
Em situações como a que aconteceu com o trabalhador morto nesta quarta-feira é preciso agir rápido e buscar reduzir a temperatura corporal. A recomendação é acionar o Samu, retirar a pessoa do ambiente quente e aplicar água fria sobre o corpo da vítima.
Caso a pessoa esteja desacordada ou sonolenta, é importante evitar oferecer água para beber, por conta do risco de broncoaspiração, o que pode agravar o quadro.
Fonte: ND Mais