![]() |
Pescador encontra peixe com dois pinos de cocaína no organismo no Rio Paranhos, em Cubatão (SP) — Foto: Ionelcio Brito |
Um peixe robalo (Centropomus undecimalis) foi pescado no Rio Paranhos, em Cubatão (SP), com dois pinos plásticos, geralmente usados para armazenar cocaína, nas entranhas. Imagens obtidas pelo g1 nesta quinta-feira (20) mostram a reação do pescador ao encontrar as cápsulas (veja abaixo).
"Como é que pode? Por isso que os peixes vão ficar muito doido, cara", afirmou o aposentado Ionelcio Brito, de 65 anos, que é um dos fundadores do Projeto Limpa Rio.
Ao g1, o pescador disse acreditar que algum usuário do entorpecente jogou os pinos nas águas e o peixe acabou 'comendo'. Não há informações se o animal já estava morto antes de ser pescado.
Ionelcio disse ter sido surpreendido com os pinos de cocaína no momento em que foi limpar o animal. "Nunca tinha visto uma coisa dessa, não acreditei quando eu vi", afirmou o pescador, que jogou o peixe no lixo junto ao material poluente após gravar o vídeo.
O aposentado acrescentou que pesca no Rio Paranhos desde 1986 e já encontrou alguns animais com lacres presos pelo corpo, mas ressaltou que esta foi a primeira vez que viu pinos de cocaína dentro de um peixe.
Limpeza dos rios
O diretor de projetos ambientais do Projeto Limpa Rio, Cláudio Otávio Teixeira, de 47 anos, contou que a cada três meses os voluntários retiram do Rio Paranhos toneladas de materiais poluentes, como garrafas, isopor e pneus.
"Infelizmente, [as pessoas] jogam [lixo] dentro d'água. Mas, aumentou a quantidade de peixes, caranguejos e ostras graças à limpeza que fazemos", explicou Cláudio, que acrescentou ter ficado chateado ao ver o peixe com dois pinos de cocaína no organismo.
"A minha reação foi mais uma vez ficar triste com o que jogam nos rios, pois já achamos outros peixes com lacre de garrafas presos à cabeça, fazendo com que crescessem deformados", lamentou o diretor.
Fonte: G1