Saiba o que levou os jurados a descontar décimos que tiraram o título da Grande Rio


Invocada recebeu dois 9,9; foram as únicas notas abaixo de dez da agremiação

Paolla Oliveira à frente da bateria da Grande Rio, que perdeu um décimo na pontuação — Foto: Alex Ferro/Riotur

A diferença entre a campeã Beija-Flor e a vice Grande Rio no carnaval 2025 foi de apenas um décimo. A escola de Caxias recebeu 34 notas dez e somente duas 9,9. Dois jurados de bateria entenderam que a Invocada cometeu erros ao longo do desfile, o que depois acabou custando o título. Caso a agremiação tivesse chegado ao final empatada com a Beija-Flor, as duas dividiriam o título já que o regulamento prevê que a primeira posição é a úncia que pode ter empate.

O primeiro jurado a descontar um décimo da bateria foi Ary Jayme Cohem, que estava no segundo módulo de julgamentos. Em sua justificativa, ele explica que "na última convenção apresentada no final da bateria com os atabaques, a resposta das caixas sugeriu uma imprecisão com efeito de flam".

A jurada Geiza Carvalho, que estava no último módulo, justificou que os "curimbós soaram baixíssimos na apresentação". Ela afirma "ser importante adequar melhor os instrumentos para que a perfeita execução das eventuais bossas e paradinhas possam ser executadas". Ela finaliza dizendo que "não houve projeção sonora do instrumento" e por isso descontaria um décimo.


Confusão nas notas

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) publicou o mapa de notas da apuração do carnaval 2025 com um erro que poderia mudar o resultado. A Grande Rio recebeu duas avaliações 9,9 no quesito bateria, mas ao divulgar o mapa oficial das notas nesta quinta-feira, uma das notas virou dez.

O erro de digitação foi na nota da última jurada de Bateria, que deu 9,9 e não dez para a Invocada. Por ter recebido dois 9,9, a Grande Rio perdeu um décimo no quesito, já que uma das notas foi descartada. Caso tivesse tirado três dez na Bateria, a agremiação teria empatado com a Beija-Flor em primeiro lugar. Essa é a única posição em que o regulamento permite empate.

Liesa divulga mapa de notas da Grande Rio com erro e um dez a mais — Foto: Editoria Arte

Também em Bateria, a Mangueira teve uma nota publicada errada da mesma forma. O segundo jurado tirou um décimo da verde e rosa, mas a Liesa publicou como se fosse um dez. Este erro, no entanto, não mudaria o resultado caso fosse verdadeiro, já que as outras três notas da escola no quesito foram dez.

Segundo a Liesa, foi cometido erros de digitação no mapa publicado no site e foi corrigido.


Grande Rio questionará Liesa

Em nota publicada nas redes, a Grande Rio informou que questionará a Liesa sobre os erros que "interfere diretamente no somatório oficial de notas da apuração".

"O fato interfere diretamente no somatório oficial de notas da apuração, que também foi divulgado de forma inconsistente no site oficial da LIESA (...) Diante do fato, o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio informa que questionará todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as agremiações do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira. Desde já, reiteramos nosso total respeito à entidade, nossas corimãs e, principalmente, à comunidadade e torcedores da nossa escola. Estaremos sempre em busca dos esclarecimentos de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval."


Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem